• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 21:36:46 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Presidente do PT diz que declarações de Costa e Youssef são caluniosas

    DE SÃO PAULO

    09/10/2014 18h54

    Em nota divulgada nesta quinta-feira (09), o presidente do PT, Rui Falcão, diz que partido repudia com "veemência e indignação" as declarações do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Segundo depoimento dele à Justiça, 2% dos valores líquidos dos contratos da estatal seriam destinados ao PT.

    "O PT desmente a totalidade das ilações de que o partido teria recebido repasses financeiros originados de contratos com a Petrobras. Todas as doações para o Partido dos Trabalhadores seguem as normas legais e são registradas na Justiça Eleitoral", afirma ele em comunicado (leia a íntegra abaixo).

    Falcão diz ainda lamentar que "estejam sendo valorizadas as palavras do investigado, em detrimento de qualquer indício ou evidência comprovada". Segundo ele, o partido avalia a adoção de medidas judiciais cabíveis.

    Nos depoimentos, cujos vídeos foram anexados ao processo, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras e o doleiro Alberto Youssef disseram ainda que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, intermediava os recursos desviados de obras da estatal para o partido.

    Segundo Costa, o PT recebia 2% dos 3% cobrados sobre o valor das obras de maior vulto. Outro 1% era destinado ao PP, partido responsável por sua indicação à diretoria da estatal.

    Costa e Youssef fizeram acordo de delação premiada e prestaram depoimento à Justiça Federal nesta quarta-feira (8). Deflagrada em março pela Polícia Federal, a Operação Lava Jato descobriu uma ação que movimentou estimados R$ 10 bilhões. Segundo a PF, uma "organização criminosa" atuava dentro da empresa.

    Por meio de sua assessoria, Vaccari afirmou que todas as doações que o PT recebe são feitas na forma da lei e declaradas à Justiça Eleitoral. Ele disse ainda estranhar que essas denúncias surjam a poucas semanas do segundo turno.

    Já a secretaria de Finanças do PT afirmou que o depoimento de Costa está "carregado de afirmações distorcidas e mentirosas".

    *

    Leia a íntegra da nota:
    Nota oficial do Partido dos Trabalhadores
    O PT repudia com veemência e indignação as declarações caluniosas do réu Paulo Roberto Costa, proferidas em audiência perante o mesmo juiz que, anteriormente, acolhera seu depoimento, sob sigilo de Justiça, no curso de um processo de delação premiada.
    O PT desmente a totalidade das ilações de que o partido teria recebido repasses financeiros originados de contratos com a Petrobras.
    Todas as doações para o Partido dos Trabalhadores seguem as normas legais e são registradas na Justiça Eleitoral.
    A Direção Nacional do PT estranha a repetição de vazamentos de depoimentos no Judiciário, tanto mais quando se trata de acusações sem provas.
    Lamentamos que estejam sendo valorizadas as palavras do investigado, em detrimento de qualquer indício ou evidência comprovada.
    A Direção Nacional do PT, por intermédio de seus advogados, analisa a adoção de medidas judiciais cabíveis.
    Rui Falcão
    Presidente Nacional do PT

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024