• Poder

    Sunday, 05-May-2024 00:12:32 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Dilma leva vantagem sobre Aécio entre os que dizem conhecer nº eleitoral

    RICARDO MENDONÇA
    DE SÃO PAULO

    10/10/2014 12h56

    Numa disputa muito acirrada, qualquer detalhe pode ser decisivo. Pesquisa Datafolha finalizada nesta quinta (9) mostra Aécio Neves (PSDB) com 51% das intenções de votos válidos ante 49% de Dilma Rousseff (PT). Um empate técnico, com sensível vantagem para o tucano. Levando em consideração as taxas de conhecimento dos números dos candidatos, porém, a vantagem se inverte. Dilma passa a ter 52% dos válidos, Aécio fica com 48%.

    Isso ocorre porque há uma proporção maior de eleitores que conhecem o número eleitoral de Dilma, o 13 do PT.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Entre os adeptos da petista, 91% fazem a menção correta de seu número. Já entre os eleitores de Aécio, 79% demonstram saber que ele concorre com o 45 do PSDB.

    Por que os eleitores de Dilma conhecem mais o número do PT do que os eleitores de Aécio em relação ao número do PSDB?

    O Datafolha não investigou. Mas é possível especular sobre as razões dessa diferença. A primeira teria a ver com a marca do PT. A associação do partido com o 13 provavelmente é mais consolidada que a associação do PSDB com o 45.

    A segunda teria a ver com a dinâmica de herança de votos do primeiro turno. Nesta segunda etapa da eleição, Aécio tem uma proporção maior de novos eleitores. Ele herdou 66% dos que votaram em Marina na etapa inicial, por exemplo, enquanto Dilma só herdou 18% dos marinheiros. São eleitores que até a semana passada só precisavam se preocupar com o número da pessebista, o 40.

    O Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municípios na quarta e nesta quinta. O nível de confiança da pesquisa é 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-01068/2014.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024