• Poder

    Saturday, 29-Jun-2024 03:58:42 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Torre de comando tentou contato dez vezes com avião de Campos

    DE SÃO PAULO

    12/10/2014 22h43

    As últimas conversas entre os pilotos do avião de Eduardo Campos –que caiu em Agosto– e a torre de controle de Santos foram divulgadas neste domingo (12) pelo programa "Fantástico", da Rede Globo.

    As gravações revelam que a torre de comando tentou contato com os pilotos dez vezes antes da queda do jato Citation.

    Na última comunicação feita com sucesso, o copiloto da aeronave, Geraldo Cunha, confirma o avião iria arremeter, ou seja, desistir da primeira tentativa de pouso e dar uma volta para tentar novamente. A manobra era necessária por causa do mau tempo. Pouco depois de arremeter, o jato caiu, matando as sete pessoas que estavam a bordo.

    Cunha ficou de dar um retorno à torre de comando sobre como ele e o piloto do jato, Marcos Martins, iriam proceder depois de desistir do pouso. Depois, ficaram incomunicáveis.

    As gravações divulgadas pelo fantástico não elucidam as causas da queda da aeronave.

    Editoria de Arte/Folhapress

    O tempo estava ruim no momento do acidente; havia chuva, vento e visibilidade baixa no aeroporto. Mas, segundo os registros meteorológicos da Aeronáutica, as condições permitiam o pouso de um avião como o jato Citation.

    As características dos destroços indicam que a aeronave, ao cair, estava em "potência máxima", segundo análise de peritos que atuam na investigação das causas do acidente.

    A Aeronáutica e a Polícia Científica trabalham com a hipótese de "desorientação espacial" dos pilotos –em meio às nuvens e ao mau tempo, perderam a noção de onde efetivamente estavam, o que levou o avião a ficar mais baixo do que deveria estar.

    Essa suposição inicial tem como base três fatores: o tempo fechado na região do acidente, o estresse do comandante Marcos Martins (que se declarou "cansadaço" em rede social) e as dificuldades da pista da Base Aérea de Santos, no Guarujá (SP).

    A Aeronáutica também considera outras causas para o acidente. Está em apuração, por exemplo, se houve pane no avião.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024