• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 20:41:01 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Aliada a Marina e alvo do PT, Neca Setubal declara voto em Aécio

    MARINA DIAS
    DE SÃO PAULO

    15/10/2014 16h19

    Uma das aliadas mais próximas a Marina Silva (PSB), a socióloga e herdeira do Banco Itaú, Maria Alice Setubal, a Neca, declarou nesta quarta-feira (15) apoio e voto à candidatura de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República.

    Em mensagem postada na sua página pessoal do Facebook, Neca disse que segue o posicionamento de Marina, que no domingo (12) anunciou sua aliança com o tucano.

    "O apoio tem como base princípios programáticos comuns às propostas das duas campanhas, reiterados no documento 'Juntos pela Democracia, pela Inclusão Social e pelo Desenvolvimento Sustentável'. É por esse motivo que apoio e que votarei em Aécio Neves", escreveu a socióloga.

    Sérgio Lima-21.ago.2014/Folhapress
    A educadora Maria Alice Setubal, herdeira do Itaú e coordenadora do programa de governo de Marina
    Maria Alice Setubal, a Neca, herdeira do Itaú e coordenadora do programa de governo de Marina

    Coordenadora do programa de governo da campanha de Marina ao Planalto, Neca foi alvo de ataques do PT e da presidente Dilma Rousseff durante o primeiro turno. Uma das propagandas de TV levada ao ar pelos petistas mostrava que a irmã de Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco, pagou no ano passado 83% dos custos de um instituto de Marina.

    A independência do Banco Central, uma das propostas da pessebista, foi bastante criticada por Dilma, que fazia referências indiretas a Neca ao dizer que a medida daria o poder aos banqueiros.

    No início de setembro, inclusive, a presidente afirmou que não era "sustentada por banqueiros", também em relação à adversária do PSB que, à época, aparecia como uma ameaça à sua reeleição.

    COMENTÁRIOS

    Até as 16 horas desta quarta, a maior parte dos comentários na postagem de Neca apoiava a decisão da socióloga.

    Havia, porém, algumas ponderações que pregavam o voto nulo e outras que criticavam a postura de Marina.

    "Marina Silva deu um tiro no pé ao apoiar Aécio Never [sic], o seu discurso de nova política foi parar no rio, como o povo brasileiro pode acreditar em uma senhora que muda de opinião toda hora, o jeito Marina de ser", escreveu um internauta.

    Marina anunciou o apoio após um aceno de Aécio em relação a propostas mais à esquerda que a pessebista pediu que fossem incorporadas ao projeto tucano, como o compromisso com a reforma agrária e com a demarcação das terras indígenas.

    Uma das principais delas, no entanto, a revisão do projeto que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos em crimes hediondos não foi considerada pelo candidato do PSDB.

    Confira a íntegra da nota:

    Amigos do Facebook

    Muita gente tem perguntado sobre minha posição no segundo turno das eleições presidenciais. Quero esclarecer que seguirei o posicionamento de Marina Silva, que no último domingo anunciou seu voto e apoio ao candidato Aécio Neves em um discurso claro e consistente. O apoio tem como base princípios programáticos comuns às propostas das duas campanhas, reiterados no documento "Juntos pela Democracia, pela Inclusão Social e pelo Desenvolvimento Sustentável". É por esse motivo que apoio e que votarei em Aécio Neves.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024