• Poder

    Thursday, 02-May-2024 09:41:35 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    UOL, SBT e Jovem Pan fazem debate com presidenciáveis nesta quinta

    DE SÃO PAULO

    16/10/2014 09h20

    A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) participam nesta quinta-feira (16) do segundo debate do segundo turno da eleição presidencial.

    Organizado pelo portal UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha, pelo SBT e pela rádio Jovem Pan, o debate com os candidatos começará às 18h direto dos estúdios do SBT em São Paulo.

    A partir das 17h, a Folha começa a sua transmissão pelo site com programa especial da "TV Folha" e com a cobertura dos bastidores do debate pelo liveblog. Durante o evento, os colunistas Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde participam da cobertura.

    Com a apresentação e mediação do jornalista Carlos Nascimento, o debate terá duração de 1h20 e será dividido em três blocos, com dois intervalos de quatro minutos cada um.

    De acordo com as regras acordadas entre as campanhas, os candidatos estarão posicionados em púlpitos separados. O debate começa com os dois candidatos respondendo a pergunta "Por que o senhor quer ser presidente?". Eles terão 1min30s para respondê-la. O primeiro a falar, definido por sorteiro, será o tucano Aécio Neves.

    O primeiro bloco será composto por quatro rodadas de perguntas livres entre os candidatos. De acordo com o sorteio, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) será o primeiro a perguntar. Os candidatos terão 1 minuto para formular a pergunta, 2 minutos para resposta, 1 minuto para réplica e 1 minuto para tréplica. Esses tempos serão seguidos nos demais blocos.

    No segundo e no terceiro blocos, serão feitas perguntas livres entre os candidatos. Conforme sorteio, a presidente Dilma Rousseff abre as rodadas de perguntas nesses dois blocos. Após a última pergunta do terceiro bloco, os candidatos terão 1min30s para fazer suas considerações finais. Dilma será a primeira e o tucano Aécio Neves encerra.

    A Folha era uma das responsáveis pela organização do debate com o SBT, UOL e Jovem Pan. Mas resolveu sair após a campanha de Dilma anunciar que não aceitaria a presença de jornalistas fazendo perguntas aos candidatos.

    Inicialmente, a campanha de Aécio também não queria. No dia 8, o tucano recuou e afirmou que aceitaria um bloco com questões de jornalistas. A mudança foi informada ao comando da campanha de Dilma, que prometeu reanalisar. A resposta final, no dia 10, foi negativa

    PRIMEIRO DEBATE

    Este é o segundo dos quatro debates previstos para o segundo turno. O primeiro debate entre os presidenciáveis aconteceu na terça-feira (14) organizado pela Rede Bandeirantes.

    Na ocasião, os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) trocaram pesados ataques relacionando um ao outro atos de corrupção, nepotismo e patrocínio de interesse privados.

    O debate, que começou às 22h15 e terminou por volta da 0h19 (horário de Brasília), teve média de 11 pontos (cada ponto corresponde a 65 mil domicílios na Grande São Paulo), de acordo com Ibope. No mesmo horário, a Globo liderou com 16 pontos. Já o SBT ficou em segundo lugar, com 6,5 pontos, enquanto a Record ficou em terceiro, com 6,2 pontos.

    O pico de audiência da Band foi de 13,6 pontos. Entre as 23h10 e 23h50, a emissora ficou na liderança durante 40 minutos. Nesse horário, a Globo exibia a série "Sexo e as Negas", de Miguel Falabella. De acordo com Ibope, a Band teve média de 11,9 pontos contra 11,7 pontos da Globo.

    No domingo (19) será a vez do debate da TV Record. E na antevéspera do pleito, dia 24, o debate da TV Globo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024