• Poder

    Tuesday, 07-May-2024 01:08:29 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    PT pede ao TSE que garanta transporte público para eleitores da zona rural

    NATUZA NERY
    SEVERINO MOTTA
    ANDRÉIA SADI
    DE BRASÍLIA

    16/10/2014 22h35

    Em um sinal de preocupação com o nível de abstenção no eleitorado de baixa renda, o PT fez uma solicitação inédita ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que a corte garanta transporte público para moradores da zona rural às sessões de votação.

    Para evitar um número elevado de ausência nas urnas em uma das eleições mais disputadas da história, o comitê de Dilma Rousseff decidiu procurar o tribunal para assegurar o traslado de eleitores.

    Os advogados da campanha da petista disseram à Folha que protocolaram no tribunal pedido para que a Justiça reforce o transporte em áreas pobres e mais distantes dos locais de votação.

    Uma lei sancionada durante a ditadura militar permite a condução de pessoas situadas nos rincões do país e prevê, nos casos de real necessidade, até mesmo o fornecimento de alimentação.

    A lei, contudo, proíbe o transporte de eleitores em áreas urbanas, assim como impede que partidos políticos ou candidatos façam o mesmo em qualquer hipótese.

    Segundo a Folha apurou, a cúpula do comitê petista considera imprevisível o resultado da votação. Em avaliações internas, coordenadores da campanha preveem um placar final constituído por uma pequena margem de votos, entre 2 milhões e 5 milhões.

    Nos bastidores, a sucessão presidencial é comparada à eleição americana, normalmente decidida por uma pequena margem de apoios e com o país dividido entre os partidos Democrata e Republicano.

    O PT ergueu sua base mais consistente de votos junto às camadas mais pobres.

    O problema, para o partido, é que os estratos de menor escolaridade e renda costumam apresentar grau maior de abstenção.

    A última pesquisaDatafolha, divulgada nesta quarta-feira (15), reforça essa preocupação.

    No levantamento, Dilma está empatada com tucano Aécio Neves, mas numericamente atrás do rival (51% versus 49% dos votos válidos).

    Procurado pela reportagem, o TSE informou que nenhum partido jamais enviou pedido semelhante. Há, contudo, relatos de algumas petições dessa natureza a tribunais regionais.

    No primeiro turno, o PT havia feito petição semelhante para garantir transporte aos eleitores de Rondônia. Agora, porém, a legenda optou por amplificar a petição nacionalmente para evitar ser prejudicado com ausências.

    A lei permite que partidos políticos acompanhem o transporte e os locais onde houver fornecimento de alimentação. Onde não houver veículos ou embarcações para o traslado de eleitores, a Justiça Eleitoral pode requisitar prestação de serviços a particulares.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024