• Poder

    Thursday, 02-May-2024 12:52:57 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Odebrecht diz que mudanças no projeto justificam custos

    SAMANTHA LIMA
    DO RIO

    20/10/2014 02h00

    A Odebrecht informou entender que "o TCU já se posicionou sobre os pontos essenciais dos questionamentos" apresentados pela fiscalização em 2012, ao julgar, no ano passado, relatório de outra auditoria, ocorrida em 2011.

    Para a empreiteira, "o TCU descartou, definitivamente, a hipótese, levantada pelos técnicos, de contratação irregular por dispensa ou inexigibilidade de licitação".

    Segundo a empreiteira, "o tribunal entendeu que o contrato em regime de aliança entre as partes, que dispensa a licitação, atende ao decreto 2.745/1998, que regula as contratações da Petrobras".

    Em relação ao aumento nos gastos, chamado pelo TCU de sobrepreço, a Odebrecht afirma que o tribunal "não referendou as irregularidades, determinando o prosseguimento das apurações", e que informou que "a elevação do orçamento se deve a alterações e ampliação significativa do escopo do projeto, que dobraram o tamanho do empreendimento e foram definidas pelo contratante a partir de 2009", com 17 itens novos incluídos.

    "Esta ampliação implicou obviamente, alteração dos prazos iniciais de conclusão", disse a empresa. A Odebrecht disse repudiar "qualquer ilação sobre eventual relação entre esta obra ou qualquer outra para a qual tenha sido contratada pela Petrobras e as acusações mentirosas feitas por ex-diretor da Petrobras em delação premiada".

    "A Odebrecht trabalha com a Petrobras em projetos conquistados dentro das normas legais. A empresa não participou de nenhum cartel, como mentiu o ex-diretor". A Petrobras não quis fazer comentários sobre o assunto.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024