• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 12:25:12 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Dilma e Lula visitam fábrica foco de disputa entre Aécio e Campos

    DANIEL CARVALHO
    ENVIADO ESPECIAL A GOIANA (PE)

    21/10/2014 15h38

    A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, visita nesta terça-feira (21) a fábrica da Fiat em instalação em Goiana, em Pernambuco.

    Ao lado do ex-presidente Lula, fará sua primeira aparição no segundo turno no único Estado do Nordeste em que foi derrotada no último dia 5.

    O local escolhido para a visita entrou na pauta desta eleição após a campanha de Pimenta da Veiga, candidato do PSDB derrotado por Fernando Pimentel (PT) na disputa pelo governo de Minas Gerais, criticar na campanha a ida do empreendimento para Pernambuco.

    Rival de Dilma no segundo turno, Aécio Neves também citou o episódio na campanha para apontar descaso do governo federal com Minas Gerais.

    "Isso tudo foi acertado, os protocolos foram assinados, e o PT, no apagar das luzes do governo do presidente anterior, optou por criar condições para levá-la para outro Estado", disse o tucano em Belo Horizonte no último dia 29.

    A negociação para que a fábrica fosse instalada em Minas foi interrompida após o então presidente Lula conceder incentivos fiscais para indústrias automotivas investirem no Nordeste.

    O empreendimento também já se prestara ao cabo de guerra político entre PT e PSB, partido que governa Pernambuco. Foi tema da disputa municipal no Recife em 2012 e no ano passado, já com o PSB fora da base de apoio de Dilma.

    Em visita às obras em março de 2013, por exemplo, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) fez questão de mencionar que a fábrica só se viabilizara por isenções tributárias e apoios financeiros do Planalto.

    O discurso de forte conotação política desagradou o grupo político do ex-governador Eduardo Campos, morto em agosto e que à época articulava sua candidatura à Presidência.

    Daniel Carvalho/Folhapress
    O comerciante Antônio Guy Fernandes, 73, em sua loja, em Goiana (PE)
    O comerciante Antônio Guy Fernandes, 73, em sua loja, em Goiana (PE)

    CLIMA

    No final da manhã desta terça, um carro de som circulava pela cidade e dava o tom da disputa em torno da fábrica. Havia mais bandeiras de Aécio pelo município –o candidato tem o apoio do PSB, principal força política do Estado–, mas o número de adesivos de Dilma e de pessoas de vermelho era superior.

    "Vamos receber os dois presidentes [Lula e Dilma] que mais trabalhavam por nosso Estado", dizia a mensagem.

    O PT usa a fábrica para atacar Aécio, que neste segundo turno elegeu o Nordeste, onde não venceu em nenhum Estado no primeiro turno, como prioridade de sua campanha.

    Moradores disseram, por exemplo, ter recebido mensagens no celular com a frase de Aécio criticando a instalação da Fiat em Pernambuco.

    O comerciante Antônio Fernandes, 73, vestia camisa vermelha e adesivo de Dilma no peito no balcão de sua loja de autopeças. Eleitor do PT, ele atribui a atração da fábrica às gestões do partido.

    "É a coisa mais linda que se vê em Goiana hoje em dia. Às 6h, o que você vê de gente com uniforme e com emprego, e antes você só trabalhava em usina [de cana de açúcar] e em época de safra", afirmou.

    Candidata derrotada no primeiro turno, mas que venceu as eleições em Pernambuco, Marina Silva (PSB) também obteve a maioria dos votos em Goiana, 49,6%.

    No município de 51.820 eleitores (0,8% do eleitorado pernambucano), Dilma conseguiu 44,8% dos votos e Aécio, 4%.

    No Estado, Marina liderou a primeira fase das eleições com 48% dos votos. Foi seguida por Dilma (44%) e por Aécio (6%).

    FÁBRICA

    Lula e Dilma visitarão por Goiana após terem passado por Petrolina (PE) nesta manhã. Na fábrica, serão recebidos pela cúpula latino-americana da Fiat Chrysler Automobiles.

    A fábrica está em fase de testes de equipamentos e, desde o início de outubro, produz protótipos de Jeep Renegade, modelo que será lançado em São Paulo no final do mês.

    As obras começaram em setembro de 2012 e têm 90% de execução. O polo automotivo envolve fábrica, parque de fornecedores, centro de provas e centro de engenharia, num investimento de R$ 7 bilhões.

    Atualmente, 9.000 pessoas trabalham no empreendimento –70% dos trabalhadores são pernambucanos.

    Depois de visitar as instalações, Dilma e Lula participam de comício no centro de Goiana e embarcam para o Recife, onde fazem caminhada pelo centro.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024