• Poder

    Friday, 03-May-2024 22:29:07 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Aécio é líder em SP e Dilma abre 18 pontos de frente no Rio, diz Datafolha

    RICARDO MENDONÇA
    DE SÃO PAULO

    24/10/2014 15h21

    O candidato do PSDB à Presidência Aécio Neves lidera a corrida presidencial em São Paulo com 61% dos votos válidos ante 39% da presidente Dilma Rousseff (PT). Já a petista abriu 18 pontos no Estado do Rio com 59% dos votos válidos contra 41% do tucano.

    A três dias da eleição presidencial, Dilma lidera o segundo turno com 53% das intenções de votos válidos, de acordo com a pesquisa Datafolha.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Em São Paulo, Estado que concentra o maior número de eleitores (22%), Aécio largou com 67%, recuou para 60% na pesquisa do dia 21, e oscilou positivamente dentro da margem de erro para 61% no levantamento desta quinta.

    Já no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país, com quase 9% dos eleitores, Dilma começou a fase final da eleição com 51% das intenções de votos válidos (dia 9), numa situação de empate técnico com o tucano Aécio Neves, que tinha 49%. Em oito dias, Dilma abriu 18 pontos sobre o rival: subiu para 59%, enquanto o tucano recuou para 41%.

    O Rio merece atenção especial devido à boa votação de Marina Silva (PSB) no primeiro turno. Entre os fluminenses, a ex-ministra do Meio Ambiente ficou em segundo lugar, com 31% dos votos, apenas cinco pontos atrás de Dilma. Aécio teve 27% dos votos no Estado.

    Os dados mais recentes mostram que o apoio de Marina ao tucano não resultou em relevante. Nos outros dois únicos colégios eleitorais maiores que o Rio as mudanças ao longo do segundo turno foram menos bruscas.

    Em Minas, o tucano começou numericamente à frente, com 51% ante 49% da petista. Dilma reagiu até alcançar 55%, mas logo oscilou para 51%. Os dois candidatos aparecem com 50% dos votos válidos. Entre os mineiros, a disputa do segundo turno está como começou: numa situação de empate técnico.

    Na última rodada, as entrevistas foram feitas nos dias 22 e 23 de outubro. A margem de erro nos Estados é de três pontos para mais ou para menos, exceto em Minas (quatro pontos). A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-01162/2014.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024