• Poder

    Friday, 03-May-2024 09:54:24 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Candidatos viajam mais ao Nordeste no segundo turno

    DIÓGENES CAMPANHA
    GUILHERME SETO
    DE SÃO PAULO

    25/10/2014 02h00

    Região que costuma alavancar a votação do PT nas eleições presidenciais, o Nordeste recebeu atenção especial das campanhas da presidente Dilma Rousseff e do tucano Aécio Neves no segundo turno da disputa.

    A petista passou por oito cidades da região desde 6 de outubro, marco inicial da segunda etapa das eleições.

    Já Aécio, com o apoio da família de Eduardo Campos, em Pernambuco, buscou nessas três semanas mudar o quadro de votação que teve por lá no primeiro turno.

    Nessa região que abriga 26% dos eleitores, ele obteve 28% dos votos, ante 50% de Dilma e 18% de Marina. No segundo turno, passou por seis cidades da região.

    Ao longo da campanha, a região virou foco de discórdia entre os presidenciáveis. A primeira faísca veio de declaração do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

    "O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados", disse o ex-presidente em fala considerada um gesto de preconceito por Dilma e Lula, o que foi negado tanto por FHC como por Aécio.

    Em pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23), Dilma aparece com 71% dos votos válidos da região, contra 29% do tucano.

    VIDA DE VIAJANTE

    Ao longo de toda a campanha, a região Sudeste, que concentra a maior fatia do eleitorado nacional (43%), foi a mais visitada pelos dois candidatos ao Planalto.

    Desde 6 de julho, início oficial da campanha, Dilma passou por 18 cidades diferentes da região, enquanto seu adversário esteve em 36.

    Neste sábado, véspera da votação, Dilma tem evento programado para Porto Alegre, onde votará. Aécio marcou visita a São João del-Rei (MG), sua terra natal.

    Editoria de arte/Folhapress
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024