• Poder

    Sunday, 05-May-2024 09:53:32 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    PMDB deve liderar em número de governadores

    FERNANDO RODRIGUES
    DE BRASÍLIA

    26/10/2014 02h00

    O PMDB deve ser o partido com mais governadores a partir de 2015, mantendo inalterada a liderança em relação ao quadro atual. Essa é a tendência apontada pelas pesquisas de intenção de voto mais recentes das 14 disputas locais deste domingo (26).

    Se confirmar seu favoritismo em todos os Estados nos quais seus candidatos estão em primeiro lugar ou empate técnico, o PMDB poderá até ampliar seu número de governadores. Sairia dos atuais sete para dez.

    Em seguida devem se confirmar o PSDB e o PT, que podem chegar, no máximo, a sete e a seis governadores, respectivamente. Ambas as legendas, portanto, têm chances de aumentar o seu poder pelo país em relação ao que têm hoje -no momento, são cinco os governadores tucanos e quatro os petistas.

    Pela primeira vez na história os três maiores Estados poderão estar divididos entre as três maiores legendas do país. São Paulo já ficou com o PSDB, com a reeleição de Geraldo Alckmin. Em Minas, o PT já ganhou com Fernando Pimentel. E no Rio está como favorito na disputa o atual governador Luiz Fernando Pezão, que é do PMDB.

    Nunca o chamado "triângulo das Bermudas" da política nacional (São Paulo, Minas e Rio) saiu das urnas para as mãos de PSDB, PT e PMDB. A vitória de Pezão poderá conferir esse caráter de ineditismo a esta eleição.

    Surpresa na eleição de 2010, o PSB deve terminar a disputa atual com menor número de governadores. Hoje, está em cinco Estados. Na melhor das hipóteses, ficará com três governadores em 2015.

    Além de Pernambuco, que faturou com a vitória de Paulo Câmara, o partido tem chances reais no DF, com Rodrigo Rollemberg, e na Paraíba, com Ricardo Coutinho.

    Por conta de São Paulo, o PSDB governará mais eleitores do que qualquer outro partido nos Estados. O PT, que tem Minas e pode registrar mais vitórias, e o PMDB, se tiver sucesso no Rio, podem se aproximar do PSDB.

    REELEIÇÃO

    Neste ano, 18 governadores tentaram se reeleger. Quatro perderam no primeiro turno. Outros quatro já conquistaram mais um mandato. Testam a sorte hoje os outros dez, dos quais só seis têm chances mais claras de vitória, segundo apontam as pesquisas.

    Disputaram a reeleição até hoje 77 governadores nas eleições de 1998, 2002, 2006 e 2010. Desses, 50 conseguiram chegar à reeleição.

    Editoria de Arte/Folhapress
    Editoria de Arte/Folhapress
    Disputa nos estados
    Disputa nos estados
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024