• Poder

    Monday, 06-May-2024 07:28:43 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Cinco governadores eleitos vencem de virada no segundo turno

    PATRÍCIA BRITTO
    DE SÃO PAULO

    26/10/2014 23h07

    Cinco dos 14 governadores eleitos no segundo turno neste domingo (26) venceram de virada, após terem chegado em segundo lugar na primeira etapa da votação, em 5 de outubro.

    São eles: Simão Jatene (PSDB), no Pará; Robinson Faria (PSD), no Rio Grande do Norte; Reinaldo Azambuja (PSDB), em Mato Grosso do Sul; Ricardo Coutinho (PSB), na Paraíba; e José Melo (Pros), no Amazonas.

    A maior virada ocorreu no Rio Grande do Norte, onde o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), venceu o primeiro turno com cinco pontos de diferença sobre Robinson Faria (PSD), mas perdeu neste domingo (54% a 46%) para o atual vice-governador, que contou com apoio decisivo do ex-presidente Lula.

    Alves, que competiu com apoio de PSDB e PSB,reclamou publicamente de Lula na reta final da campanha e disse que a política pode ser "ingrata" –o ex-presidente gravou um vídeo em apoio a Faria, exibido à exaustão pela campanha do PSD.

    Em Mato Grosso do Sul, onde o senador Delcídio Amaral (PT) e o deputado Reinaldo Azambuja (PSDB) chegaram a ensaiar, na pré-campanha, a formação de uma aliança, mas competiram separados e o tucano venceu a disputa após recuperar os quatro pontos de diferença que o deixaram atrás de Delcídio no primeiro turno, e vencer no segundo por 55% a 45%.

    No Pará, o governador Simão Jatene (PSDB), que no primeiro turno ficou dois pontos atrás de Helder Barbalho (PMDB), conseguiu vencer de virada, com 52% dos votos, contra 48% do peemedebista.

    As outras duas viradas ocorreram em Estados onde a disputa terminou praticamente empatada no primeiro turno: na Paraíba, foi reeleito o governador Ricardo Coutinho (PSB), que havia conseguido 46% dos votos no primeiro turno, um ponto atrás do senador Cássio Cunha Lima (PSDB). No segundo, o governador teve 53%, contra 47% do tucano.

    O outro caso é o Amazonas, onde o governador reeleito José Melo (Pros) teve apenas 1.907 votos a menos que Eduardo Braga (PMDB) no primeiro turno, e venceu neste domingo (56% a 44%).

    HISTÓRICO

    Desde que o segundo turno começou a valer nas eleições para governador no país, em 1990, 29 candidatos conseguiram vencer de virada, ou seja, ficaram em segundo lugar no primeiro turno, mas venceram no segundo.

    O número representa 31% das 94 eleições de segundo turno para governador que ocorreram até 2014.

    Se consideradas apenas as disputas deste ano, as viradas ocorreram em 36% dos casos –quase o mesmo índice do percentual histórico.

    Desde 1990, o percentual de candidatos que conseguiu vencer de virada tem oscilado. Foram cinco viradas em 1990 (31%, ante as 16 disputas de 2º turno), seis em 1994 (33%), cinco em 1998 (38%), três em 2002 (21%), três em 2006 (30%) e duas em 2010 (22%).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024