• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:26:39 -03
    [an error occurred while processing this directive]

    Governador reeleito da Paraíba defende apoio do PSB a Dilma

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    ENVIADO ESPECIAL A JOÃO PESSOA

    26/10/2014 23h33

    O governador reeleito da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), defendeu que o seu partido ajude a presidente Dilma Rousseff (PT) a governar pelos próximos quatro anos.

    Em entrevista após a confirmação da sua vitória neste domingo (26), Coutinho afirmou que a manutenção do clima de campanha é "o pior que poderia acontecer ao país".

    "Eu tenho uma posição [de apoio] que acho que o partido deve avaliar. O país saiu polarizado desta eleição e não podemos permitir que o palanque permaneça. Precisamos focar na administração", afirmou o governador.

    Aliado do PT na Paraíba, Coutinho declarou apoio a Dilma no segundo turno, contrariando decisão do PSB nacional, que fechou com Aécio Neves (PSDB).

    Ele obteve 52,61% do votos válidos, enquanto o candidato tucano Cassio Cunha Lima atingiu 47,39%.

    Coutinho defendeu que o PSB faça uma "imersão" para discutir o seu futuro, avaliando as opções feitas na disputa deste ano.

    "Eleição muitas vezes machuca, você é atacado, é deturpado e vai acumulando aquilo. Mas acho que há várias formas de você reagir", disse Coutinho, para quem o PSB deveria ter optado pela neutralidade no segundo turno.

    Após a entrevista, o governador foi comemorar a vitória junto com a militância na praça do Busto de Tamandaré, região central de João Pessoa.

    Milhares de pessoas tomaram as principais ruas da cidade, numa festa com direito a fogos de artifício, carreatas e trio elétrico.

    NOVO MANDATO

    O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), foi reeleito para mais quatro anos de mandato, superando o senador e ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) no segundo turno.

    Com 100% das seções apuradas, Coutinho conquistou 52,6% dos votos (1.125.956), ante 47,4% de Cássio (1.014.393). Votos em branco foram 1,85%; nulos, 6,08%, e abstenções, 18%.

    O resultado inverteu o do primeiro turno, quando o tucano saiu vencedor conquistando 47,44% dos votos válidos (965.397), ante 46,05% de Coutinho (937.009)

    O pessebista foi eleito numa aliança de 13 partidos, unindo na mesma chapa o DEM e o PT, partido do qual estava politicamente afastado desde 2010.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024