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    Publicitário do PSDB afirma que reproduziu notícia de jornal

    DE SÃO PAULO

    30/10/2014 02h00

    Por meio da assessoria de Aécio Neves, o publicitário Paulo Vasconcelos confirmou que, após receber os números da pesquisa nacional do Veritá de 6 de outubro, procurou a empresa interessado nos dados estaduais.

    Segundo ele, porém, a informação de que Aécio estava 14 pontos à frente em Minas foi divulgada pela campanha com base na notícia veiculada pelo jornal "Hoje em Dia". O dado da diferença é comprovadamente enganoso, de acordo com o dono do instituto Veritá e o estatístico encarregado das pesquisas.

    O diretor de Redação do "Hoje em Dia", Ricardo Galuppo, diz que o jornal recebeu a informação do Veritá. Ele diz não ter detalhes de como os dados foram entregues.

    Afirma ainda que o jornal publicou o resultado como fez com diversos dados de outros institutos. "No que diz respeito ao jornal, estou absolutamente tranquilo", diz.

    O dono do Veritá, Adriano Silvoni, disse que achou "deploráveis" as declarações do estatístico Leonard de Assis sobre ocultação do contratante da pesquisa BR-01067/2014. "Ele não tem condições de dizer isso. Vou demiti-lo."

    Silvoni disse que o Veritá tinha R$ 1 milhão em caixa no início do ano. Com isso, decidiu financiar pesquisas para divulgar o nome da empresa.

    "Fizemos 9 ou 10 [pesquisas], 3 ou 4 contratadas." O TSE tem 39 registros de pesquisas do Veritá desde agosto. O próprio instituto consta como contratante em 30.

    Silvoni reconhece a falta de representatividade dos dados veiculados pelo "Hoje em Dia" e por Aécio. "Reclamei isso com o Orion [Teixeira, colunista do jornal]. Mas não tinha como impedir o PSDB de divulgar, porque o jornal já havia divulgado. A forma como usaram é questionável? É. Até certo ponto, é."

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