• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 20:48:28 -03

    Em evento no Planalto, cantor exalta Dilma e pede volta de Lula em 2018

    DE BRASÍLIA

    05/11/2014 21h43

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Em evento no Planalto, Pinduca entrega cartaz a Dilma pedindo volta do ex-presidente Lula em 2018
    Em evento no Planalto, Pinduca entrega cartaz a Dilma pedindo volta do ex-presidente Lula em 2018

    A cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2014, realizada nesta quarta-feira (5) no Palácio do Planalto, foi palco para uma demonstração explícita de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e de um pedido de volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018.

    O cantor Pinduca, conhecido como "Rei do Carimbó" quebrou o protocolo e recebeu a sua homenagem vestido a caráter, dançando e cantando. Ele aproveitou o momento para entregar um banner para Dilma com uma dela e de Lula e com os dizeres: "Viva a nossa presidenta. Lula, estamos te esperando em 2018".

    Acompanhada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, e outros ministros, Dilma ressaltou a importância da valorização dos artistas no país e destacou que pretende implantar a política de Estado para a cultura.

    "Neste projeto que nós iniciamos no Brasil, há 12 anos atrás, de inclusão social, não é possível deixar de considerar a prioridade que a cultura tem. A cultura, ela é um elemento estratégico para a construção de um país próspero e desenvolvido mas, sobretudo, um país com autoestima, é da cultura que nós tiramos o orgulho que nós devemos ter deste país", disse.

    Dilma ressaltou os programas Vale Cultura e Brasil de Todas as Telas. "Nós estamos num processo de construção de uma política de Estado para a cultura que produzirá - produz, continuará produzindo e produzirá - mudanças importantes", afirmou.

    Nesta 20ª edição do prêmio, as pintoras Lina Bo Bardi e Djanira foram as homenageadas especiais. "Eu tenho imenso privilégio de conviver diariamente com duas magníficas pinturas da Djanira que fazem o meu gabinete um espaço mais humano, um espaço no qual não só as questões de estado, mas também a simbologia da arte brasileira está ali presente", ressaltou Dilma.

    Esta edição do evento homenageou também artistas como o ator Matheus Nachstergale, a cantora Marisa Monte e a dupla sertaneja Bruno e Marrone, que apoiou o senador Aécio Neves (PSDB) na corrida à Presidência. Dilma entregou a condecoração a 26 personalidades da cultura brasileira.

    O maestro Júlio Medaglia, o roteirista e diretor Orlando Senna e os familiares do falecido pintor Jenner Augusto receberam o título Grã-Cruz, o mais alto grau de premiação, seguido por Comendador e Cavaleiro, respectivamente.

    Na classe Comendador, foram agraciados Bernardo Paz (idealizador do Centro de Arte Contemporânea Inhotim), Henricredo Coelho (mais conhecido como Palhaço Gafanhoto), Luiz Angelo da Silva (Ogan Luiz Bangbala), a cantora Marisa Monte, a atriz Patrícia Pillar e o falecido chef Paulo de Araújo Leal Martins.

    Na classe Cavaleiro, os premiados foram o chef Alex Atala, o ator e diretor Celso Frateschi, a escritora Eliane Potiguara, o autor e ator Chico de Assis, o antropólogo Hermano Vianna, o sertanista José Meirelles, a cantora falecida Vange Leonel, o ator Matheus Nachtergaele, o estilista Oskar Metsavaht, o rapper Mano Brown, o mestre da cultura popular Tião Oleiro e a dupla sertaneja Bruno e Marrone.

    Pedro Ladeira/Folhapress
    A presidente Dilma Rousseff (PT) é beijada pelo ator Matheus Nachtergaele
    A presidente Dilma Rousseff (PT) é beijada pelo ator Matheus Nachtergaele

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024