• Poder

    Thursday, 02-May-2024 02:38:15 -03

    Folha estreia novos nomes na coluna Brasília em dezembro

    DE SÃO PAULO

    09/11/2014 02h00

    A partir do dia 7 de dezembro, o jornalista Bernardo Mello Franco, 31, passará a escrever cinco vezes por semana na coluna Brasília, na pág. A2 da Folha. Ele ocupará o espaço aos domingos, terças, quartas, quintas e sextas-feiras.

    Carioca, Mello Franco se formou em jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Começou a carreira como repórter de política no "Jornal do Brasil". Também trabalhou no jornal "O Globo", no Rio e em Brasília.

    O jornalista está na Folha desde março de 2010. Foi correspondente em Londres, repórter de "Poder", da sucursal do Rio e editou interinamente, de junho ao início deste mês, a coluna Painel.

    Na página A2, já colaborou com as colunas São Paulo e Rio. Na coluna Brasília, pretende tratar do noticiário político e das suas consequências na vida dos leitores.

    "Será uma responsabilidade enorme escrever neste espaço, no qual há muitos anos leio jornalistas que respeito e admiro. Espero ajudar o leitor a interpretar os acontecimentos e, sempre que possível, dar notícias em primeira mão."

    Aos sábados, quem escreverá no espaço será Igor Gielow, 41, diretor da sucursal de Brasília. Paulista, trabalha no Grupo Folha, que edita a Folha, desde 1992. Foi repórter, editor, correspondente em Londres e enviado especial a guerras e conflitos.

    O repórter especial Valdo Cruz continuará escrevendo às segundas-feiras.

    Mello Franco e Gielow substituem os jornalistas Eliane Cantanhêde e Fernando Rodrigues, que deixaram o jornal na última semana.

    Cantanhêde estava na Folha desde 1997. Foi repórter da revista "Veja", diretora de sucursais dos jornais "O Globo" e "Gazeta Mercantil" e chefe de Redação do "Jornal do Brasil", entre outros. É comentarista da GloboNews e da Rádio Metrópole da Bahia.

    Vencedor de três Grande Prêmio Folha, um Prêmio Folha de Reportagem e quatro prêmios Esso, entre eles um pela reportagem que revelou a compra de votos para a aprovação da emenda que permitiu a reeleição de FHC, em 1997, Rodrigues trabalhou na Folha por 27 anos. É também um dos fundadores da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), da qual já foi presidente.

    Ele continua com seu blog no portal UOL (empresa do Grupo Folha), onde já atua desde 2000, e como comentarista da rádio Jovem Pan.

    EQUIPE INTERINA

    Desta segunda (10) até 6 de dezembro, irão escrever na coluna Igor Gielow (domingos, quartas e sextas), Valdo Cruz (segundas), o repórter especial Gustavo Patu (terças) e o secretário de Redação da sucursal de Brasília, Renato Andrade (quintas e sábados).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024