• Poder

    Tuesday, 07-May-2024 19:56:39 -03

    Lava Jato

    Lobista ligado ao PMDB do Rio fazia conexão com a Petrobras

    DO RIO

    15/11/2014 02h00

    Fernando Antônio Falcão Soares, o Fernando Baiano, é um lobista conhecido no Rio por unir pedidos políticos à Petrobras. Na estatal seus principais contatos eram o ex-diretor Paulo Roberto Costa e Sérgio Machado, presidente licenciado da Transpetro, subsidiária da estatal.

    No mundo político, Baiano é ligado ao PMDB. No partido, é tido como alguém próximo ao deputado Eduardo Cunha, líder da legenda na Câmara e postulante a presidente da Casa na legislatura que se inicia no ano que vem.

    Cunha, contudo, nega conhecê-lo: "Dentro do PMDB, nós não temos operador, nem arrecadador. Pelo PMDB falam seus parlamentares e a sua direção partidária. É uma pessoa extremamente desconhecida de qualquer um que tem mando no PMDB", disse o deputado em outubro.

    Segundo indícios colhidos pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, Baiano intermediaria a contratação pela Petrobras de fornecedores e prestadores de serviços indicados por políticos. Ele também faria contato com as grandes empreiteiras contratadas pela Petrobras.

    Esses contratos seriam superfaturados. Em troca, parte dessa "gordura" seria repassada aos políticos. A pessoas próximas, Baiano diz que mantém evidências que comprometeriam diversos políticos do PMDB.

    Nascido na Bahia, ele mora há muitos anos no Rio. Meses atrás, Baiano disse a amigos que viajaria para a Europa e que ficaria lá por um bom tempo. Teria dito que estudava um acordo de delação premiada com a Procuradoria.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024