• Poder

    Monday, 06-May-2024 07:32:18 -03

    Reinaldo Azevedo reúne suas colunas na Folha em livro

    ROGÉRIO ORTEGA
    DE SÃO PAULO

    18/11/2014 02h00

    Colunista da Folha, blogueiro de "Veja", âncora de programa na rádio Jovem Pan e, agora, "rottweiler amoroso" –o jornalista Reinaldo Azevedo, 53, assume ironicamente o último rótulo já no título de seu novo livro, o primeiro dele pelo selo editorial Três Estrelas, do Grupo Folha.

    A obra reúne as 46 colunas que Azevedo publicou desde sua estreia no caderno "Poder" da Folha, em outubro de 2013, até setembro deste ano, quase todas sobre temas relacionados à política nacional.

    O arco da coletânea vai, portanto, até um mês antes do primeiro turno presidencial, no pleito que acabaria por reeleger Dilma Rousseff (PT).

    Com isso, o livro –francamente crítico ao governo federal, como sabe quem quer que acompanhe o autor– acabou saindo exatamente em meio à crise envolvendo a Petrobras.

    "Escrevo sobre o estrutural. O escândalo da Petrobras é o contingente", diz Azevedo, em entrevista por e-mail.

    Objeções de um Rottweiler Amoroso
    Reinaldo Azevedo
    livro
    Comprar

    "Um escândalo como esse só é possível em uma sociedade que se deixa capturar e sufocar por um Estado gigante. Se o Brasil odeia os ladrões, mas ama a Petrobras, fazer o quê? Voltar a ser roubado é só questão de tempo", acrescenta o colunista.

    Sobre os planos do PT para a mídia, tema constante de seus textos, Azevedo diz que "talvez Dilma esteja menos interessada em regular que em ameaçar com a regulação".

    E afirma que, embora o título do livro seja uma resposta à então ombudsman da Folha, Suzana Singer, e à colunista de "O Globo" Miriam Leitão –que o compararam a um cão rottweiler–, também evoca "Fragmentos de um Discurso Amoroso", do francês Roland Barthes (1915-80).

    "Considero que a crítica, mesmo a mais dura, quando feita com honestidade intelectual, nasce de um ato de amor, que é sempre furioso, contido por regras necessárias de decoro", argumenta.

    -

    OBJEÇÕES DE UM ROTTWEILER AMOROSO

    • AUTOR Reinaldo Azevedo
    • EDITORA Três Estrelas
    • QUANTO R$ 25 (168 págs.)
    • LANÇAMENTO 24/11, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2.073, SP)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024