• Poder

    Saturday, 18-May-2024 23:55:22 -03

    Lava Jato

    PF quer terminar depoimentos da Lava Jato nesta terça

    GUILHERME VOITCH
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CURITIBA

    18/11/2014 10h34

    A Polícia Federal pretende terminar nesta terça-feira (18) de ouvir os oito depoimentos restantes dos 23 presos na sétima fase da operação Lava Jato, que investiga desvios de recursos em contratos da Petrobras.

    Dos 23 executivos que estão presos desde sábado (15) na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, 17 tiveram decretada a prisão temporária, cujo prazo é de cinco dias –a PF ainda não informou se tentará renovar as prisões ou transformá-las em prisões preventivas.

    Entre os depoimentos previstos para esta terça, estão os de três executivos da UTC –o presidente Ricardo Pessoa, e os funcionários Ednaldo Alves da Silva e Walmir Pinheiro Santana– e dois da Camargo Corrêa –Dalton Santo Avancini e João Ricardo Auler.

    O advogado Alberto Toron, que defende os executivos da UTC, disse na manhã desta terça que orientou seus clientes a responder todas as questões feitas durante o depoimento. "Eles não vão ficar em silêncio" afirmou.

    Toron foi um dos primeiros advogados a chegar à sede da PF em Curitiba nesta manhã. Ele reclamou do atraso do delegado Igor Romário de Paula, que estava marcado para as 9h.

    O criminalista disse ter informações de que o juiz Sérgio Moro já teria pedido a transformação das prisões temporárias em preventivas. A informação não foi confirmada pela assessoria de imprensa da Justiça Federal.

    Além dos 23 executivos que foram presos na sétima etapa da operação Lava Jato, dois tiveram a prisão decretada e são considerados foragidos: Adarico Negromonte Filho, irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA), e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, suspeito de ser o elo entre PMDB e esquema de corrupção na Petrobras.

    Na segunda-feira (17), o advogado de Fernando Baiano, Mario de Oliveira Filho, disse que seu cliente é usado como "bode expiatório" da operação, e não confirmou se ele irá comparecer a depoimento agendado para as 14h desta terça.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024