• Poder

    Friday, 03-May-2024 17:16:12 -03

    Lava Jato

    Fernando Baiano e diretores da Camargo Corrêa depõem nesta quarta

    GUILHERME VOITCH
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM CURITIBA

    19/11/2014 10h22

    O lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, prestará depoimento na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (19).

    Baiano é um dos 24 presos na sétima fase da Operação Lava Jato, chamada de "Juízo Final", que investiga um esquema de fraude em licitações na Petrobras. O lobista teve sua prisão decretada na última sexta-feira (14), mas se entregou à PF apenas na terça (18).

    Segundo os depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Fernando Soares seria o operador do PMDB no esquema de corrupção na estatal. O partido nega envolvimento com o lobista.

    Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress
    Fernando Baiano chega ao Instituto Médico Legal nesta quarta-feira (19)
    Fernando Baiano chega ao Instituto Médico Legal nesta quarta-feira (19)

    O seu depoimento está marcado para as 14h. Também depõem nesta quarta o diretor-presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini; o presidente do Conselho de Administração da empresa, João Ricardo Auler; e o vice-presidente Eduardo Leite.

    O advogado Cláudio Mariz de Oliveira, que defende Eduardo Leite, afirma que seu cliente irá colaborar com a polícia, respondendo as perguntas que lhe forem feitas. Ele diz que o vice-presidente da empreiteira mantinha "relações de mercado" com o doleiro Alberto Youssef, mas nega a participação em qualquer situação de pagamento de propina.

    "Ele não participou de corrupção nenhuma. Ele é vítima de uma cultura de caça às bruxas que está sendo implementada no país", afirmou o advogado ao chegar à sede da PF nesta quarta.

    Dentre os 25 alvos da operação que tiveram prisão decretada na última sexta, apenas Adarico Negromonte Filho, irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA) está foragido. Treze pessoas continuam na sede da PF em Curitiba.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024