• Poder

    Saturday, 04-May-2024 13:39:27 -03

    Governador de Rondônia diz não compactuar com ações criminosas

    DE SÃO PAULO

    20/11/2014 19h12

    O governador reeleito de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), afirmou em nota nesta quinta-feira (20) que "não compactua com ações criminosas" e que agentes públicos considerados culpados pela Justiça "devem receber punição exemplar". Ele se referiu à Operação Plateias, deflagrada nesta manhã.

    Por meio de um mandado de condução coercitiva –quando a pessoa não é presa, mas é obrigada a prestar depoimento–, Moura foi ouvido hoje na Polícia Federal do Estado.

    Investigações da operação apontam formação de uma quadrilha suspeita de desviar R$ 57 milhões. O dinheiro, pago por empresas que participavam de licitações fraudadas, era direcionado para campanhas eleitorais no Estado.

    Carlos Caldeira/Rondoniagora
    Polícia Federal realiza operação em Rondônia e outros oito Estados
    Polícia Federal realiza operação em Rondônia e outros oito Estados

    No final da tarde desta quinta (início da noite no horário de Brasília, Moura fez um pronunciamento à imprensa. O governador disse que "respondeu cerca de 52 perguntas perante nove representantes da PF, da CGU [Controladoria-Geral da União], do Ministério Público e da Procuradoria-Geral da República".

    Sobre os ocupantes de cargos públicos no Estado que foram presos e os que foram obrigados a prestar depoimento á PF, Moura os defendeu. Disse que por uma questão de justiça, vai aguardar o encerramento das investigações para então tomar qualquer tipo de medida.

    "Não posso sair demitindo todo mundo, seria irresponsabilidade. Mas quando tiver algo provado, aí sim, nós agiremos. Aquele que cometer qualquer fato delituoso no meu governo, há de responder pelo mesmo. Nosso governo está à disposição da justiça. Vou continuar governando Rondônia da mesma forma", disse o governador.

    Ao todo, foram cumpridos 193 mandados em nove Estados, no Distrito Federal e na Espanha. Houve quatro prisões –três em Rondônia e uma no DF.

    Os nomes dos suspeitos e das empresas não foram divulgados.

    Leia a íntegra da nota do governador

    "O governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, prestou, na manhã desta quinta-feira (20), termo de declaração à Polícia Federal, em Porto Velho, em procedimento investigatório que faz parte da Operação Plateias.

    Fiel ao ordenamento jurídico vigente e aos princípios republicanos, colocou-se à disposição para prestar estas e outras informações que sejam necessárias ao bom andamento das investigações.

    O governador Confúcio Moura apoia integralmente e qualquer iniciativa que tenha por fim combater eventuais crimes ao erário público.

    O governador afirma que não compactua com ações criminosas e que agentes públicos que forem considerados culpados pela Justiça devem receber punição exemplar, indistintamente.

    Finalmente, comunica que o governo do Estado mantém sua rotina de trabalho, que está totalmente comprometida com o bem estar dos rondonienses."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024