• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 07:55:58 -03

    Lava Jato

    Comissão do Senado quer acesso a apuração dos EUA sobre Petrobras

    MÁRCIO FALCÃO
    DE BRASÍLIA

    27/11/2014 18h54

    A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira (27) um requerimento em que solicita informações às autoridades dos Estados Unidos sobre investigações envolvendo a Petrobras naquele país.

    O Departamento de Justiça Americano abriu uma investigação para identificar se houve pagamento de propina para funcionários da empresa e a SEC (Securities Exchange Commission, órgão regulador do mercado de capitais americano) também apura possíveis violações na empresa.

    Os senadores querem ter acesso "imediato e tempestivo" a todas as decisões legais referentes a processos movidos contra a Petrobras. A comissão também aprovou pedido para que a Petrobras preste esclarecimentos sobre as investigações por órgãos norte-americanos.

    A troca de informações deve ser intermediada entre o Congresso brasileiro e o Congresso Americano.

    As autoridades americanas querem saber se a Petrobras ou algum de seus empregados, intermediários ou contratados, violaram a FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), lei americana de combate à corrupção praticada no exterior por empresas americanas ou por companhias que negociam ações nas bolsas de valores dos Estados Unidos. A estatal petrolífera negocia títulos na NYSE (Bolsa de Nova York).

    Para o Palácio do Planalto, essas investigações nos EUA são as que mais preocupam uma vez que têm potencial de impactos econômico e financeiro negativos no funcionamento da estatal brasileira.

    Além de multas e indenizações pesadas, com risco de pedido de prisão de executivos, a imagem da governança da Petrobras no exterior pode ficar "muito arranhada" a partir do que for apurado pelos órgãos dos EUA.

    Os senadores também aprovaram a realização de uma audiência pública para discutir o caso com autoridades. Devem ser convidados: a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster; o presidente da CVM, Leonardo Gomes Pereira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes; um representante da SEC e outro do Departamento de Justiça dos EUA; o presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto; e um representante da New York Stock Exchange.

    As autoridades não são obrigadas a comparecer ao Congresso.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024