• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 10:33:11 -03

    Governo federal cria portal sobre a ditadura militar

    DE SÃO PAULO

    08/12/2014 11h46

    Às vésperas da entrega do relatório final da Comissão da Verdade, que tratará de crimes cometidos na ditadura militar, o governo federal lançou um site sobre o período do regime.

    O site "Memorias da Ditadura" traz uma linha do tempo, textos sobre resistência e repressão, depoimentos e minidocumentários. O projeto foi executado pelo Instituto Vladimir Herzog, com apoio do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.

    Nos créditos, consta também a Presidência da República. Dilma Rousseff, que tinha 16 anos na época do golpe e integrou grupos de combate ao regime militar, chegando a ser presa e torturada aos 19 anos.

    Nesta semana, Comissão Nacional da Verdade entregará, no relatório final, uma relação de aproximadamente 300 agentes do Estado acusados de crimes na ditadura. A lista é resultado de um levantamento que durou dois anos e sete meses e virou motivo de preocupação em setores do governo pelo impacto que terá junto aos militares.

    O documento poderá ser Ministério Público Federal em ações na Justiça contra agentes suspeitos de mortes, torturas e desaparecimentos.

    Reprodução
    Site do governo federal sobre o período da ditadura militar (1964-85)
    Site do governo federal sobre o período da ditadura militar (1964-85)
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024