• Poder

    Thursday, 02-May-2024 19:37:51 -03

    Rio de Janeiro

    Diplomação no RJ tem protesto contra Bolsonaro e atraso de Romário

    ITALO NOGUEIRA
    DO RIO

    15/12/2014 18h16

    A diplomação dos candidatos eleitos no Rio, nesta segunda-feira (15), teve cenas que fugiram do protocolo. Enquanto deputados do PSOL protestaram contra Jair Bolsonaro (PP-RJ), outros parlamentares não receberam o título por terem chegado atrasado.

    Eleito deputado federal com a maior votação no Estado, Jair Bolsonaro foi o primeiro a ser diplomado na cerimônia do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), promovida na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio). Quando ele se levantou para receber o título, os deputados do PSOL presentes viraram de costas e mostraram pequenos com os dizeres: "Violência contra a mulher não pode ter voz no Parlamento".

    O protesto foi uma crítica à fala do deputado do PP que afirmou que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela não "merecia".

    "É importante ter diversidade de pensamentos no Congresso. Mas não uma representação que ameace a democracia", disse o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).

    Bolsonaro se defendeu: "Ela me chamou de estuprador e agora eu sou réu? Lá [no Congresso] não é colégio de freiras. Lá não tem santa. Ela não é santa. Nem o seu Marcelo frouxo deveria fazer esse papel de babaca."

    Além do deputado do PP, outros parlamentares eleitos saíram insatisfeitos do plenário da Alerj, mas por outros motivos. Mantendo a rigidez que caracterizou sua gestão no TRE do Rio, o desembargador Bernardo Garcez, não entregou o diploma daqueles que se atrasaram. De acordo com Alerj, 21 não receberam o documento, entre eles o senador eleito Romário (PSB-RJ) e os deputados Chico Alencar (PSOL), Jandira Feghalli (PC do B) e Clarissa Garotinho (PR).

    "Cheguei cinco segundos atrasada. Me atrasei tirando fotos na entrada com eleitores. Me falaram que não tinha começado", disse Clarissa. Os atrasados deverão pegar o diploma na quarta-feira (17) às 18h. A diplomação é a formalidade que torna o eleito apto a tomar posse. Ela é de responsabilidade da Justiça Eleitoral.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024