• Poder

    Tuesday, 07-May-2024 16:49:16 -03

    Repórter da Folha é jornalista mais premiado do Brasil em 2014

    DE SÃO PAULO

    19/12/2014 21h58

    Condecorado em oito concursos nacionais e internacionais, o repórter da Sucursal de Brasília da Folha Dimmi Amora é o primeiro colocado do ranking de jornalistas brasileiros mais premiados em 2014. A lista foi divulgada nesta sexta-feira (19), pelo site Jornalistas&Cia.

    O título foi alcançado graças a três reportagens veiculadas pelo jornal: "Fora dos trilhos: As revelações do cartel ferroviário no Brasil", que deu início ao escândalo do cartel de trens em São Paulo e no Distrito Federal e ganhou os prêmios Folha de Jornalismo, na categoria Reportagem, e SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), por Cobertura Noticiosa; o caderno "Entupiu, mas pode melhorar", sobre os entraves e as perspectivas do transporte nas principais cidades do país, que venceu o Grande Prêmio CNT; e o especial "A batalha de Belo Monte", série que levou dez meses para ser produzida, envolveu 19 profissionais e conquistou os grandes prêmios Folha, Líbero Badaró, CNI, e os internacionais SIP, por Cobertura Multimídia, e Wash Media Awards, na categoria Água e Energia.

    O ranking leva em consideração resultados de 128 competições disputadas por jornalistas do país e atribui pontos para cada uma delas. Pelas oito premiações, Dimmi alcançou 205 pontos, 35 a mais em relação ao segundo colocado, o repórter fotográfico Domingos Peixoto, do jornal "O Globo".

    Peixoto venceu os prêmios Esso, CNT de Fotografia e Barbosa Lima Sobrinho, pela sequência "Crime à liberdade de imprensa", registro do momento em que o cinegrafista Santiago Andrade foi atingido por um rojão durante manifestações no Rio de Janeiro.

    O terceiro lugar ficou com a repórter de "Época" Cristiane Segatto, vencedora dos prêmios Allianz, Embratel/Claro, na categoria Revista, e Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental, pela reportagem "O lado oculto das contas de hospital". O texto mostra a falta de transparência nas cobranças de contas hospitalares, que chegam a levar pacientes a crises financeiras e até à falência.

    O ranking segue com os jornalistas Leonêncio Nossa, do jornal "O Estado de S. Paulo", e Lalo de Almeida, colaborador de fotografia e vídeo da Folha.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024