• Poder

    Wednesday, 08-May-2024 05:17:11 -03

    Suplente do Amazonas exercerá mandato na Câmara por 11 dias

    RANIER BRAGON
    MÁRCIO FALCÃO
    DE BRASÍLIA

    21/01/2015 02h00

    O gabinete da presidência da Câmara abrigou na manhã desta terça (20) uma esvaziada solenidade de 40 segundos que deu posse ao deputado federal que possivelmente exercerá o mais breve mandato da história.

    Advogado, engenheiro agrônomo e vereador no quinto mandato em Manaus, Massami Miki (PSL-AM), 52, assume a função de deputado por apenas 11 dias –até 31 de janeiro, quando chega ao fim a atual legislatura.

    A solenidade de posse, realizada em meio ao recesso do Congresso, foi acompanhada por um de seus assessores, alguns poucos funcionários da Câmara e o terceiro-secretário da Casa, Maurício Quintela (PR-AL), responsável por dar posse ao novo colega.

    Veja vídeo

    Quintella chegou atrasado e saiu tão logo a solenidade teve fim. "Cumpro a minha função constitucional, mas realmente essa situação de tomar posse para dez dias de mandato, e no recesso, é desproporcional", afirmou.

    Miki assume para suceder outro deputado-tampão: Humberto Michiles (PR-AM), empossado em 2 de janeiro devido à renúncia do titular Henrique Oliveira (SD-AM), eleito vice-governador, e 14 dias depois nomeado secretário de Educação de Manaus.

    A Secretaria-Geral da Mesa da Câmara disse que desde 1995 nenhum suplente foi empossado no final da legislatura para um mandato tão breve –e que é "bem improvável" que isso tenha ocorrido antes de 1995.

    Miki poderá manter até 25 assessores em seu gabinete, além de receber salário e verbas proporcionais aos 11 dias de mandato –R$ 9.798 de salário e R$ 14,5 mil para alimentação, passagens aéreas e aluguel de carros, entre outros.

    O novo deputado disse que manterá os funcionários do congressista que o antecedeu e que doará seu salário para entidades filantrópicas. Pretende ainda encaminhar ao Ministério da Cultura proposta para criação de um museu na Zona Franca de Manaus.

    Uma vez empossado, Miki reconheceu o caráter inusitado da situação. "O Brasil tem com certeza que passar por uma reforma política."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024