• Poder

    Wednesday, 01-May-2024 22:38:13 -03

    Com colega na disputa, Renan mapeia votos

    MÁRCIO FALCÃO
    DE BRASÍLIA

    29/01/2015 02h00

    A disposição do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) em brigar pela presidência do Senado trouxe preocupação e fez o grupo do atual presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), se movimentar.

    Diante da ameaça da dissidência no PMDB, aliados de Renan começaram a refazer o mapeamento dos votos que ele pode ter no domingo (1º).

    Os apoiadores discutem se a melhor saída não seria antecipar de sábado para sexta a reunião da bancada do PMDB que deve confirmar apoio à sua recondução. Isso só deve ocorrer se a avaliação mostrar que Luiz Henrique está ganhando fôlego.

    Com a movimentação de colega, apoiado pela ala independente do PMDB e pela oposição, Renan chegou divulgar nota reagindo indiretamente à possibilidade de enfrentar um adversário.

    O texto sustenta que a indicação é feita pela maior bancada, neste caso o PMDB, e que o nome "a ser apoiado deverá ser aquele que for escolhido pela maioria dos 19 senadores" da legenda.

    O gesto foi interpretado como um recado de que ele está na corrida. Aliado do Planalto, tem forte influência no PMDB e calcula ter o voto de 14 peemedebistas. Apoiadores apontam que ele reúne 55 votos dos 81 senadores.

    A proposta de deixar que a definição do candidato para a bancada foi apresentada por Renan ao próprio Luiz Henrique em um breve encontro nesta quarta (28), na residência oficial do Senado.

    Luiz Henrique disse que disputará mesmo sem aval do PMDB. Em tom de provocação, pediu o voto de Renan e seu apoio para a construção de consenso em torno de seu nome na bancada da sigla.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024