• Poder

    Sunday, 05-May-2024 08:52:11 -03

    operação lava jato

    Vaccari confirma à PF que encontrou com Duque em hotel

    ANDRÉIA SADI
    ENVIADA ESPECIAL A BELO HORIZONTE

    06/02/2015 21h03

    O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi questionado pela Polícia Federal sobre se encontrou com Renato Duque no hotel Windsor de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele confirmou o encontro com o ex-diretor da Petrobras neste hotel algumas vezes.

    Perguntado o motivo, ele informou que foram conversas sociais.

    A Folha obteve o relato do depoimento de petistas que compareceram ao encontro do partido nesta sexta-feira. Vaccari leu o documento nesta sexta-feira (6) a um grupo restrito de amigos.

    Segundo petistas, os delegados não perguntaram a Vaccari quando esse encontro ocorreu, sem mencionar ano ou mês.

    Em depoimento concedido em acordo de delação premiada, Pedro José Barusco Filho, ex-gerente de engenharia da Petrobras, estima que o PT tenha recebido entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões entre 2003 e 2013.

    Foi Barusco quem relatou que Vaccari e Duque se encontravam no hotel Windsor do Rio –informação confirmada pelo tesoureiro– e no hotel Meliá, em Santos.

    Barusco foi gerente da diretoria de Duque, a quem também acusa de receber propina.

    Barusco afirma que Vaccari Neto teve "participação" no recebimento desse suborno. O tesoureiro e o PT negam as acusações.

    Petistas se diziam tranquilos nesta sexta porque o depoimento de Pedro Barusco não afirma que ele deu dinheiro ao tesoureiro. E que as perguntas do delegado iam nessa direção, de esclarecer o que o ex-gerente da Petrobras não deixou claro.

    Vaccari foi perguntado se conhecia empresários como Léo Pinheiro (OAS) e Ricardo Pessoa (UTC) e respondeu afirmativamente. E que, como responsável pelas finanças do PT, procura empresários para solicitar doações legais.

    O depoimento tem cerca de cinco páginas e deve ser disponibilizado pelo PT neste sábado.

    À Folha, Vaccari confirmou ter comparecido à festa de uma filha de Duque. Segundo ele, uma festa para 500 pessoas, o que é, segundo ele, coerente com o fato de ter mantido relações sociais com ele.

    A reportagem questionou se ele não era amigo de Duque. "Relações sociais não significam uma amizade próxima, como dizer que é amigo sugere".

    Sobre Barusco, Vaccari afirmou: "O cara ficou lá 16 anos e só fala de mim, do PT?".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024