• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 07:05:22 -03

    Lava Jato

    Em aniversário do PT, Dilma defende punição a indivíduos e não ao partido

    ANDRÉIA SADI
    CATIA SEABRA
    ENVIADAS ESPECIAIS A BELO HORIZONTE

    06/02/2015 22h48

    Em meio à Operação Lava Jato, a presidente Dilma Rousseff defendeu nesta sexta-feira (6) a Petrobras e, sem citar nomes, disse que quem errou tem que pagar, mas é preciso preservar a história do PT.

    "Se tiver erro, aqueles que erraram paguem por eles. Mas devemos preservar a história deste partido e dos nossos governos", disse. Dilma participou, junto com o ex-presidente Lula, da festa de 35 anos do PT, em Belo Horizonte.

    A presidente não fez menção ao tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, citado na Lava Jato. Ele estava presente no evento.

    A militantes, a petista disse que o partido tem que ter orgulho e não pode aceitar que "alguns" coloquem a Petrobras como "vergonha".

    Dilma disse que a Petrobras ganhou um prêmio na terça-feira na área de petróleo da OTC, e que a estatal é estratégica para o país.

    Ela defendeu apuração de irregularidades na estatal. " É fundamental que não deixemos repetir nenhuma irregularidade dentro da Petrobras, apurar com rigor tudo de errado que foi feito".

    Dilma disse que vai manter o compromisso com a lisura neste segundo mandato e repetiu que o PT não indica "engavetador-geral da República", referindo-se ao procuradoria-geral da República.

    Ela voltou a repetir que o PT e o governo precisam travar a "batalha da comunicação. A presidente já havia usado a ideia durante reunião ministerial no último dia 27. "Não podemos deixar dúvidas, nós temos que reagir aos boatos".

    A petista defendeu os ajustes na economia para ampliar oportunidades e ter "força" para preservar as prioridades sociais e econômicas dos governos do PT.

    Segundo ela, o reequilibro fiscal garantirá emprego e renda.

    Dilma afirmou que a economia brasileira vem sofrendo efeito de dois choques, um externo e outro a seca, e aproveitou para estocar os adversários, sem citar nomes, ao dizer que "muitos não se prepararam" para a seca.

    A presidente afirmou que o governo federal apoiou as demandas dos governos estaduais, "que são responsáveis constitucionais", pelo abastecimento de água.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024