• Poder

    Thursday, 02-May-2024 15:38:07 -03

    Com assembleia cercada, deputados do PR vão de ônibus da PM para sessão

    ESTELITA HASS CARAZZAI
    DE CURITIBA

    12/02/2015 15h26

    Os deputados estaduais do Paraná tiveram que ir dentro de um ônibus blindado da Polícia Militar, escoltado por policiais, para votar o pacote de corte de gastos do governo Beto Richa (PSDB). O prédio está cercado por manifestantes desde segunda-feira (9).

    O plenário foi invadido na terça à noite e nesta quinta os servidores bloquearam o acesso aos portões, sentando em frente às entradas.

    Os 33 deputados da base de Richa entraram no caminhão no prédio da Copel, no bairro Bigorrilho, a quilômetros do prédio da assembleia.

    Os policiais improvisaram uma entrada para o prédio abrindo uma fenda num portão de ferro nos fundos da assembleia, com alicates, para permitir a chegada dos deputados.

    O secretário de segurança em pessoa, Fernando Francischini (SDD), conduziu o grupo. "Foi na hora, com alicate dos bombeiros", declarou.

    Centenas de policiais cercavam o prédio, com cães e escudos. Não houve confronto com manifestantes.

    Do lado de fora, cerca de 5.000 professores e servidores estaduais, que protestam contra o pacote, gritavam "vergonha" e "bandidos".

    Água e papéis foram atirados contra os deputados. Ninguém se machucou.

    Com o plenário ocupado por manifestantes, a votação do pacote está sendo realizada no restaurante da Assembleia. O projeto prevê mudanças na previdência dos servidores públicos, a redução do anuênio e mudanças no plano de carreira dos professores

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024