• Poder

    Monday, 17-Jun-2024 07:56:50 -03

    Contra Eduardo Cunha, ativistas de direitos humanos protestam em SP

    DE SÃO PAULO

    21/02/2015 19h26

    Avener Prado/Folhapress
    Movimentos sociais organizaram protesto contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB)
    Movimentos sociais organizaram protesto contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB)

    Uma "Comissão Extraordinária de Direitos Humanos" foi convocada neste sábado (21) na praça do Patriarca, no centro de São Paulo, em reação à eleição do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara.

    Composta por ativistas e organizações de direitos humanos, além de alguns poucos deputados, a manifestação tinha o objetivo de alertar para a escalada conservadora no Congresso, de acordo com os organizadores.

    No ato, que reuniu pouco mais de cem pessoas e foi bastante prejudicado pela precariedade da estrutura (o sistema de som era muito ruim e ficou desligado por longos minutos), Eduardo Cunha foi escorraçado como adversário histórico dos direitos humanos e das minorias.

    Laerte Coutinho, cartunista da Folha, dirigia o ato como uma espécie de presidente da comissão, que teve entre os oradores ativistas LGBT, do movimento negro, além de religiosos. Também fizeram parte da mesa os deputados federais Érica Kokay (PT-DF), Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Ivan Valente (PSOL-SP).

    "O Eduardo Cunha é muito esperto, ele conseguiu uma aliança suprapartidária que ameaça os direitos individuais e das minorias. Sem falar que é um político que passou incólume por vários escândalos políticos", afirmou Jean Wyllys.

    O presidente da Câmara, que assumiu o posto no inicio deste mês, já se pronunciou contra o debate de temas como a revisão da política de drogas e o aborto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024