• Poder

    Wednesday, 08-May-2024 01:39:34 -03

    Pressionado, Richa libera verbas para universidades

    LUCAS REIS
    DE SÃO PAULO

    25/02/2015 02h00

    Pressionado, o governo do Paraná prometeu liberar os recursos necessários para dar início ao ano letivo em suas sete universidades estaduais.

    A decisão foi acertada na tarde desta terça (24), depois de longa reunião entre o governador Beto Richa (PSDB) e os sete reitores.

    As instituições de ensino ameaçaram cortar bolsas de estudo, compra de materiais básicos e até água, além de vetarem o início das aulas, por causa do corte de gastos da gestão tucana, em crise financeira há dois anos.

    Segundo Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, cada universidade enviará nesta quarta (25) um novo orçamento, referente ao custeio do primeiro trimestre.

    Somadas, as instituições calculavam que precisariam de R$ 124 milhões para custeio em 2015. O governo havia oferecido R$ 9 milhões, valor rejeitado pelos reitores.

    A gestão Richa, porém, não especificou que manobra financeira utilizará para repassar as verbas de custeio.

    "Será necessário adiar uma ou outra ação que estava programada para agora, mas que não era urgente", disse Bona. O compromisso de cada reitor, segundo ele, "é enviar um orçamento com o valor mínimo para sua demanda, pois sabemos que o momento é de restrições [financeiras]".

    Segundo o presidente da Apiesp, o governo se comprometeu a normalizar o repasse de custeio a partir de abril.

    A reunião também definiu o pagamento de parte das férias atrasadas de professores e servidores, que serão feitos em parcela única em março.

    O governo Richa só divulgou nota após a conclusão da reunião, sem especificar de onde irá tirar os recursos para atender às universidades.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024