• Poder

    Saturday, 18-May-2024 17:53:01 -03

    Cunha quer escalar deputados-médicos para avaliar saúde de Cid Gomes

    AGUIRRE TALENTO
    MÁRCIO FALCÃO
    DE BRASÍLIA

    11/03/2015 21h01

    A ausência do ministro Cid Gomes (Educação) para prestar esclarecimentos nesta quarta-feira (11) na Câmara sobre a declaração de que a Casa tem "uns 400 deputados, 300 deputados achacadores" provocou reações entre os parlamentares.

    O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que vai tentar viabilizar até esta quinta-feira uma comissão externa, composta por três deputados que são médicos, para avaliar o estado de saúde do ministro, que está internado em São Paulo, com suspeita de pneumonia.

    O peemedebista marcou para a próxima quarta (18) a nova sessão para o depoimento de Cid.

    "Eu acho que o ministro deve explicações para esta Casa. Ele vai ter oportunidade de vir na quarta. Vamos designar a comissão para verificar a real situação. A ausência de um ministro convocado importa em crime de responsabilidade. A comissão é até para isentá-lo", disse.

    Cunha voltou a alfinetar Gomes afirmando que a "Câmara não está satisfeita com o comportamento agressivo e arrogante do ministro."

    A fala ocorreu em um evento em Belém, no fim do mês passado, durante visita do ministro à Universidade Federal do Pará, onde se reuniu com professores e reitores de universidades federais paraenses.

    Cid afirmou que "a direção da Câmara será um problema grave para o Brasil" sob o comando de Cunha. "Tem lá [na Câmara] uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas", disparou.

    SAÚDE

    Em nota, o Ministério da Educação informou na tarde de hoje que Cid "apresenta diagnóstico clínico tomográfico de sinusite, traqueobronquite aguda e pneumopatia".

    Boletim médico do Hospital Sírio-Libanês disse que ele foi internado na tarde de terça diante da "piora de um quadro de febre, associada a dor muscular, cefaleia intensa, tosse e calafrios". O ministro foi diagnosticado com sinusite, traqueobronquite aguda e pneumopatia.

    O quadro de saúde é acompanhado pelos médicos David Uip e Roberto Kalil Filho.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024