• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 06:59:30 -03

    Tamanho dos protestos surpreende governo, que os considera 'significativos'

    VALDO CRUZ
    DE BRASÍLIA
    MARINA DIAS
    DE SÃO PAULO

    15/03/2015 15h07

    Os protestos realizados pela manhã deste domingo (15) foram classificados de "significativos" por assessores presidenciais e tiveram uma adesão mais forte do que o previsto pelo governo, que comemorou o fato de terem transcorridos sem incidentes. A expectativa do governo agora concentra-se em São Paulo, onde a equipe da presidente Dilma trabalhava com a estimativa de que mais de cem mil pessoas estariam nas ruas.

    Segundo um assessor presidencial, a presença forte de manifestantes nas ruas gera a necessidade de o governo mudar rapidamente sua agenda, saindo da defensiva e buscando adotar medidas que atendam as expectativas da população.

    Uma delas é lançar o pacote anticorrupção, promessa de campanha mas que até hoje não foi editado. Isto, por sinal, é uma crítica interna feita pela própria equipe do governo, de que o Palácio do Planalto ficou preso à agenda do ajuste e não teve celeridade para gerar concretamente notícias positivas.

    CLASSE MÉDIA NA RUA

    O Planalto também se preocupou em monitorar o perfil dos manifestantes.

    Por enquanto, interlocutores do Planalto dizem que predominou a classe média nas ruas, o que vai ao encontro da tese petista, de que o movimento é socialmente segmentado e mobiliza pouco os mais pobres.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024