• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 20:00:41 -03

    Sede do PT em Jundiaí (SP) é atacada com material explosivo

    DE SÃO PAULO

    15/03/2015 18h18

    A sede do Partido dos Trabalhadores (PT) em Jundiaí (a 57 km de São Paulo) foi atacada com um material explosivo no início da tarde deste domingo (15), segundo a Polícia Militar. Para a corporação, tudo indica que se tratava de um coquetel molotov.

    O ataque ocorreu no dia em que quase 1 milhão de pessoas foram às ruas em mais de 150 cidades protestar contra a corrupção e o governo Dilma.

    Um membro do partido foi informado sobre um incêndio mas, quando chegou ao local, por volta das 13h30, o fogo já tinha cessado.

    Segundo a polícia, a janela da frente da casa foi quebrada para que o explosivo fosse depositado dentro da sede. Não havia ninguém no local –apenas um cômodo ficou danificado.

    A Polícia Militar informou que as investigações continuarão na segunda-feira (16) e que imagens de câmeras de segurança de lojas do entorno serão utilizadas para identificar os vândalos.

    "O delegado assistente da Seccional de Jundiaí, Marco Antonio Ferreira, que registrou a ocorrência, informa que um inquérito policial foi instaurado para apurar dano qualificado e incêndio", informou a Secretaria de Segurança Pública nesta segunda.

    Em nota oficial, o presidente municipal do partido, Arthur Augusto, falou sobre "incitação ao ódio" e disse que espera que essa não seja uma "ação orquestrada por adversários políticos".

    "Vamos aguardar a PM e a perícia investigarem o que houve e punirem os culpados pelo ataque."

    O presidente nacional do PT, Rui Falcão, lamentou o episódio em sua conta oficial no Twitter.

    Também em nota –divulgada nesta segunda–, o presidente estadual PT-SP, Emidio de Souza, afirmou que "o caráter democrático das manifestações de ontem contrastam com a selvageria demonstrada por nossos adversários neste episódio".

    Segundo ele, o incêndio é também é consequência direta "do ambiente de disseminação do ódio e da radicalização política promovida nos últimos meses". "Para além dos prejuízos materiais, quem se vê golpeado no caso, é o direito de organização e a própria democracia", afirmou.

    A Executiva Estadual do PT exigiu apuração completa e punição exemplar dos culpado, "até para se evitar que este tipo de ação se torne frequente e contamine o ambiente político".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024