• Poder

    Sunday, 19-May-2024 11:29:19 -03

    José Dirceu tem pico de pressão e é levado a clínica em Brasília

    MÔNICA BERGAMO
    COLUNISTA DA FOLHA

    27/03/2015 17h26

    O ex-ministro José Dirceu foi internado nesta sexta-feira (27) em uma clínica de Brasília depois que sua pressão chegou a 19/14. Ele já teve alta e encontra-se em casa.

    Dirceu começou a passar mal na segunda-feira, com picos de hipertensão. Fez exames e, depois que a equipe em Brasília entrou em contato com médicos do petista em São Paulo, vários deles foram refeitos.

    Hoje Dirceu fez uma segunda ressonância magnética.

    O petista sempre teve pressão alta. Alguns amigos chegaram a temer hoje que Dirceu estivesse sofrendo um acidente vascular cerebral, hipótese descartada pelos exames.

    A equipe médica, segundo nota divulgada pela assessoria do ex-ministro, diagnosticou "uma mínima ectasia do espaço liquórico bifrontal –um possível hematoma".

    A nota dizia também que os exames desta sexta foram realizados para medir a evolução do quadro clínico do petista após um pico de hipertensão que ele sofreu na segunda-feira (leia abaixo).

    PRISÃO DOMICILIAR

    Condenado no julgamento do mensalão, Dirceu ficou preso por 354 dias antes se ser liberado para cumprir o restante de sua pena em prisão domiciliar.

    Antes disso, o ex-ministro estava preso em regime semiaberto, em que é possível obter autorização da Justiça para trabalhar fora do presídio durante o dia e voltar à noite.

    Inicialmente condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha, o ex-ministro conseguiu recorrer com sucesso do segundo crime e teve a pena reduzida de 10 anos e 10 meses a 7 anos e 11 meses.

    Depois que foi autorizado a cumprir o restante da pena em regime aberto, Dirceu não precisa mais frequentar o presídio, tendo apenas que se apresentar periodicamente ao juiz responsável por seu caso.

    Em tese, passaria as noites numa Casa do Albergado, mas, como não existe este tipo de estabelecimento em Brasília, cumpre a pena em casa.

    ESCÂNDALO NA PETROBRAS

    Recentemente, o ex-ministro passou a ser investigado por sua suposta participação no escândalo de desvios da Petrobras.

    As autoridades ampliaram a apuração sobre Dirceu. A empresa do petista recebeu cerca de R$ 3,8 milhões das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato, sem que, segundo os procuradores, exista comprovação de que serviços foram prestados.

    Leia a íntegra da nota da assessoria do ex-ministro:

    O ex-ministro José Dirceu passa bem. Ele realizou hoje uma segunda ressonância magnética depois de ter um pico de hipertensão na segunda-feira. Na terça, após o primeiro exame, a equipe médica havia diagnosticado uma "mínima ectasia do espaço liquórico bifrontal" - um possível hematoma. A ressonância de hoje tem o objetivo de medir a evolução do quadro clínico.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024