• Poder

    Saturday, 04-May-2024 18:56:06 -03

    Advogado de Cunha é candidato único ao conselho do Ministério Público

    RANIER BRAGON
    MÁRCIO FALCÃO
    DE BRASÍLIA

    13/04/2015 20h29

    O plenário da Câmara dos Deputados pode aprovar nesta quarta-feira (15) a indicação para o Conselho Nacional do Ministério Público de um advogado que representa e representou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em vários processos na Justiça.

    Gustavo do Vale Rocha é por enquanto candidato único à vaga, indicado pelo bloco partidário liderado pelo PMDB, além do PSC. Nos bastidores, deputados atribuem principalmente a Cunha a responsabilidade pela indicação do nome, conforme a Folha revelou em março.

    O conselho, composto por 14 integrantes, é presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e tem como missão exercer o controle externo do Ministério Público.

    Cunha já fez críticas públicas a Janot, acusando o chefe do Ministério Público de ter adotado critérios políticos ao incluí-lo no rol de investigados da Operação Lava Jato, que apura o esquema bilionário de desvio de verbas da estatal.

    Cabe à Câmara indicar uma das 14 cadeiras do conselho. Aprovado pelos deputados, o nome de Vale Rocha será submetido ao Senado.

    Havia outro inscrito, o advogado Willer Tomaz de Souza, mas ele acabou saindo da disputa.

    Vale Rocha defende Cunha em processos como ações por danos morais movidas pelo peemedebista contra jornalistas e adversários políticos. Entre eles uma queixa-crime que Cunha moveu em 2006 contra o colega de partido Eunício Oliveira (PMDB-CE). Na época, Eunício havia dito que o deputado do Rio era financiado por um doleiro. Cunha declinou da ação posteriormente.

    A assessoria do presidente da Câmara afirmou que o advogado representou ou representa Cunha não em caráter pessoal, mas em ações que tenham relação com sua atuação parlamentar ou com suas atividades partidárias.

    Vale Rocha também atua na Justiça em nome, entre outros, da empreiteira Delta, empreiteira fluminense envolvida no escândalo que teve o empresário do jogo Carlos Cachoeira como pivô.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024