• Poder

    Sunday, 16-Jun-2024 03:19:21 -03

    Oposição obtém assinaturas para CPI do BNDES na Câmara

    AGUIRRE TALENTO
    DE BRASÍLIA

    16/04/2015 13h50

    No mesmo dia do depoimento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, à CPI da Petrobras, líderes da oposição obtiveram, nesta quinta-feira (16), uma quantidade de assinaturas suficiente para abrir uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o banco na Câmara.

    No Senado, uma tentativa de CPI do BNDES naufragou depois que governistas foram pressionados a retirarem suas assinaturas.

    O requerimento para a CPI do BNDES na Câmara é de autoria dos partidos PPS, PSDB, DEM e PSB. Segundo o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), foram obtidas cerca de 200 assinaturas –para pedir a abertura, são necessárias ao menos de 170.

    O pedido foi anunciado durante a sessão da CPI da Petrobras, na frente do presidente do BNDES, pelos deputados Julio Delgado (PSB-MG) e Rubens Bueno (PPS-PR), que causou constrangimento. "Há muita coisa a ser investigada, então nós iremos fazer diretamente na CPI do BNDES", disse Delgado.

    "Empréstimos secretos concedidos a outros países como Angola e Cuba e que cerceiam o princípio da publicidade, bem como a possibilidade de controle feito por órgãos constituídos para tal fim. Estes empréstimos poderão ser conhecidos pelos brasileiros apenas em 2027 porque todos os documentos sobre essas transações foram classificados como 'secretos' desde junho de 2012", diz o requerimento que pede a criação da CPI.

    Após a entrega das assinaturas, a criação e instalação da CPI dependem do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

    A oposição quer fiscalizar as operações de empréstimo feitas pelo BNDES –as que envolvem empresas privadas são, em geral, sigilosas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024