• Poder

    Sunday, 05-May-2024 04:46:58 -03

    Lava Jato

    Novo tesoureiro do PT defendeu compra da refinaria de Pasadena

    CATIA SEABRA
    DE SÃO PAULO

    20/04/2015 02h00

    Escolhido na sexta-feira (17) o novo tesoureiro do PT, Márcio Macêdo já defendeu publicamente a compra da refinaria de Pasadena e as operações da Petrobras que deram início à CPI da Lava Jato.

    Ele também assinou, em junho do ano passado, um manifesto contra a postura do então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, no julgamento do mensalão.

    "O Brasil assiste perplexo à escalada de arbitrariedades cometidas por Joaquim Barbosa", diz o documento endereçado aos demais ministros da Suprema Corte.

    O manifesto afirma que os sentenciados do mensalão, incluindo o ex-tesoureiro Delúbio Soares, vivem momentos de angústia. Seus signatários pedem que o tribunal reveja seus métodos.

    Durante o julgamento do mensalão, Macêdo também foi às ruas em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva."Quero dizer às elites do Brasil que mexer com Lula é mexer com o povo brasileiro", discursou.

    Ao longo de seu mandato como deputado federal, de 2011 a 2014, Macêdo subiu à tribuna para apoiar mensaleiros e dirigentes da Petrobras.

    Ele acusou, por exemplo, a oposição de "macular a imagem da empresa" para privatizá-la e disse que o ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli "fez um bom negócio" na compra de Pasadena.

    "Quero repudiar a posição irresponsável da oposição em relação ao episódio da Petrobras e de Pasadena."

    O novo secretário de finanças do PT integra a corrente mais poderosa do partido e comandada por Lula. Nas reuniões internas, sempre apoiou a tendência composta pelo antecessor João Vaccari Neto e por Delúbio.

    Macêdo se define como cria do ex-presidente da Petrobras e ex-senador José Eduardo Dutra (PT-SE). Aos 44 anos, foi secretário municipal de Aracaju durante a gestão de Marcelo Déda (PT), morto em 2013, e presidiu o PT em Sergipe.

    Nascido na Bahia, ele é biólogo. Em entrevista à Folha, disse que pretende oxigenar a sigla. "Tenho a vida limpa."

    Reprodução
    O ex-deputado federal Márcio Macêdo, novo tesoureiro do PT
    O ex-deputado federal Márcio Macêdo, novo tesoureiro do PT

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024