• Poder

    Tuesday, 07-May-2024 12:38:41 -03

    Advogado Luiz Fachin diz que mulher evita julgar seus casos

    DE BRASÍLIA

    27/04/2015 02h00

    Em nota à Folha, a assessoria de imprensa do advogado Luiz Edson Fachin afirmou que sua mulher, a desembargadora Rosana Amara Girardi Fachin, evita julgar ações em que ele ou advogados ligados a ele tenham interesse no Tribunal de Justiça do Paraná.

    O professor de direito indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar uma vaga de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) atuou nos últimos anos em dezenas de processos abertos no tribunal em que sua mulher é juíza.

    De acordo com levantamento feito pela Folha, Fachin atuou ou ainda atua como advogado em 57 processos abertos desde 2013 no Tribunal de Justiça do Paraná, onde sua mulher, Rosana Amara Girardi Fachin, é desembargadora desde 1999.

    Pedro Ladeira/Folhapress
    Luiz Edson Fachin, acompanhado da sua mulher, Rosana, no corredor do Senado
    Luiz Edson Fachin, acompanhado da sua mulher, Rosana, no corredor do Senado

    "[Rosana] tomou a iniciativa de não só se declarar impedida, mas também deixar determinação formal no setor de distribuição do tribunal para que não fosse distribuído ao gabinete dela qualquer processo envolvendo o doutor Fachin ou qualquer advogado vinculado a ele", afirma a nota da assessoria.

    Fachin observou que iniciou sua carreira como advogado muito antes da chegada de sua mulher à cúpula do tribunal, atuando "há mais de 30 anos como consultor e advogado", como diz a nota.

    Rosana Fachin foi nomeada desembargadora em 1999, pelo então governador do Paraná, Jaime Lerner (PDT). Ela atuava como advogada antes da nomeação e foi indicada para ocupar uma das vagas a que a Ordem dos Advogados do Brasil tem direito no tribunal, por força da Constituição.

    Indagado sobre os clientes de seu escritório de advocacia, a assessoria de Fachin limitou-se a comentar que "os clientes do escritório estão claramente identificados nos processos, que são públicos".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024