• Poder

    Monday, 06-May-2024 00:21:03 -03

    Lava Jato

    Lula critica Youssef, culpa oposição pelo mensalão e critica ajuste fiscal

    BELA MEGALE
    DE SÃO PAULO

    12/05/2015 23h26

    Em encontro com 300 metalúrgicos do Sindicato do ABC, Luiz Inácio Lula da Silva saiu nesta terça-feira (12) mais uma vez em defesa do PT, afirmando que a "corrupção não é inerente a um partido". O ex-presidente também dirigiu críticas à oposição pelo mensalão e ao ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff.

    No encontro, que durou cerca de duas horas e meia, o ex-presidente reclamou da maneira como o ajuste fiscal de Dilma está sendo feito. "Foi um erro fazer isso [mudar as regras do seguro-desemprego] por medida provisória. Devia ter chamado sindicado e feito um acordo", disse, em sua primeira crítica pública sobre o tema.

    O doleiro Alberto Youssef, que fechou acordo de delação premiada sobre o escândalo na Petrobras, foi criticado pelo ex-presidente. "Qualquer um pode falar qualquer coisa? Contando mentira? Até quando? Só o PT recebeu propina? E o PSDB?" Mais cedo, Youssef havia sido alvo de Lula no seu perfil no Facebook.

    Para Lula, "quem criou mensalão foi o governo FHC, quando estabeleceu a reeleição", segundo disse aos presentes.

    Lula também destacou que os empresários que doaram para as campanhas do PT são doadores de todos os partidos do país e que vem alertando sua legenda sobre as tentativas de criminaliza-la.

    O ex-presidente iniciou a conversa afirmando que "há muito desânimo e frustração". Ele destacou que um dos motivos que o levou a organizar esse evento foi uma pesquisa que recebeu durante a campanha de 2014 apontando que "determinados candidatos" que não eram do PT chegaram a ter 30% de intenção dos votos nas fábricas da Ford e Scania. A reunião desta terça fez parte do 8º Congresso dos Metalúrgicos do ABC.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024