• Poder

    Wednesday, 01-May-2024 21:38:34 -03

    Após chamar colega de 'autista', senadora pede desculpas a portadores

    GABRIELA GUERREIRO
    DE BRASÍLIA

    13/05/2015 12h43

    Após chamar o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) de "autista" durante sabatina do advogado Luiz Edson Fachin no Senado, realizada nesta terça (12), a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) disse que agiu de forma "infeliz" e pediu desculpas aos portadores da síndrome.

    A parlamentar recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais, algumas de entidades de familiares de portadores do distúrbio, depois de ter se referido a Caiado como "autista".

    "Me doeu muito ver o sofrimento que minhas palavras trouxeram a milhares de famílias. As críticas que recebo são duras, porém justas. Fui muito infeliz ao usar o termo autista para descrever o comportamento de um parlamentar. Peço desculpas por isso", afirmou a senadora nesta quarta (13).

    A confusão ocorreu no começo da sabatina de Fachin na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. Caiado fez sucessivos questionamentos à presidência da comissão para tentar retardar o início da sabatina do indicado para ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), o que irritou senadores aliados do governo federal.

    Após uma intervenção do líder do DEM que durou 14 minutos, Vanessa Grazziotin reagiu. "Não adianta, ele não escuta, ele é autista", afirmou a senadora. O prazo concedido pela presidência da comissão para cada parlamentar fazer perguntas era de cinco minutos.

    Caiado não respondeu a senadora na comissão, mas usou as redes sociais para afirmar que a colega cometeu uma "mancada" e agiu de forma "desrespeitosa" em relação aos portadores da doença.

    "Que fique a lição. O debate sempre tem que ficar nas ideias e no respeito. Que a senadora Grazziotin e os petistas aprendam. Reitero meu apoio, respeito, admiração e sensibilidade pelos autistas e seus familiares", disse Caiado.

    Ao considerar sua colocação um "erro", Grazziotin disse que será vigilante daqui para frente para evitar que outras pessoas cometam a mesma "falha". A parlamentar tem entre as bandeiras do seu mandato a defesa de portadores de deficiências e síndromes como o autismo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024