• Poder

    Sunday, 05-May-2024 21:49:56 -03

    Dilma diz que nomeações de estatais são 'prerrogativa do Executivo'

    MARINA DIAS
    JULIA BORBA
    DE BRASÍLIA

    02/06/2015 15h29

    A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (2) que as nomeações de estatais, ministérios e autarquias são "prerrogativa do Executivo". Segundo a presidente, é preciso "respeitar a autonomia e a independência" de todos os poderes do Brasil.

    "Nós consideramos que a nomeação de estatais, de ministérios e de autarquias são prerrogativa do Executivo", disse Dilma após o lançamento do Plano Safra 2015/2016, no Palácio do Planalto.

    As declarações da presidente são uma resposta ao anteprojeto de lei que inclui dirigentes de estatais entre as autoridades que precisam ser submetidas a sabatinas e à aprovação do Senado antes de serem nomeadas.

    O texto é uma proposta conjunta dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e foi divulgado nesta segunda-feira (1). Os dois criaram uma comissão mista para tratar da Lei de Responsabilidade das Estatais.

    Caso seja aprovada, a medida prevê que diretores da Petrobras, Caixa Econômica, Banco do Brasil, BNDES, entre outras empresas, sejam submetidos à aprovação dos senadores, tirando esse poder exclusivamente do governo.

    Hoje o Senado aprova indicações da presidente de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), diretores de agências reguladoras e diplomatas.

    Questionada sobre as consequências de uma possível aprovação do texto, Dilma disse é preciso avaliar. "Não nos precipitemos."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024