• Poder

    Monday, 06-May-2024 08:42:41 -03

    Lava Jato

    Sindicalistas propõem ampla defesa de Vaccari em reunião petista

    BELA MEGALE
    CATIA SEABRA
    DE SÃO PAULO

    25/06/2015 14h43

    Um grupo de sindicalistas apresentou na reunião da comissão executiva nacional do PT que acontece nesta quinta (25), em São Paulo, um dossiê em defesa ao ex-tesoureiro João Vaccari Neto.

    A proposta doa sindicalistas é fazer uma ampla defesa de Vaccari difundindo o dossiê para diretórios estaduais e zonais do PT de todo país se munirem de informações para defender o petista.

    O documento tem a manifestação de juristas como Pedro Dallari e Luiz Flávio D'Urso e está dividido em três blocos. Eles abordam o envolvimento da família de Vaccari na investigação da Operação Lava Jato e fornecem explicações sobre as doações coletadas pelo ex-tesoureiro a sobre a grafica que, segundo a investigação, era usada para ele receber propina.

    Na terça-feira (23), o juiz Sergio Moro negou o pedido de revogação da prisão preventiva do ex-tesoureiro apresentado por sua defesa.

    Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress
    O ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, preso na Operação Lava Jato, deixa a sede da PF e segue para presídio em São José dos Pinhais (PR)
    O ex-tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, preso na Operação Lava Jato, deixa a sede da PF

    "Moro não o soltou porque não quis. A prisão é política. Ele (Vaccari) pode responder em liberdade. Isso é a tortura moderna", afirmou Paulo Salvador, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo que participou da reunião da executiva. A presidente da entidade Juvândia Moreira Leite, e o dirigente e deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino também participaram da conversa

    "Se é doação para o PT ele pode responder em liberdade, não existe ameaça de segurança e ordem pública", emendou Salvador.

    Vaccari foi presidente do Sindicato dos Bancários nos anos 90. Ele está preso desde abril deste ano.

    Nesta quinta (25) acontece a reunião da executiva nacional do PT na sede do partido, em São Paulo. O encontro, que conta com o presidente da sigla Rui Falcão, tem como objetivos fazer um balanço da conjuntura atual, dos desdobramentos do 5o. Congresso do PT, realizado há duas semanas, e debater estratégias para as campanhas municipais de 2016.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024