• Poder

    Saturday, 27-Apr-2024 19:30:10 -03

    Governo informa ao STF que vetará reajuste salarial ao Judiciário

    MÁRCIO FALCÃO
    DE BRASÍLIA

    21/07/2015 21h17

    O Ministério do Planejamento informou nesta terça-feira (21) ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a presidente Dilma Rousseff decidiu vetar a proposta de reajuste do Judiciário. A informação foi repassada pelo ministério para a Diretoria-Geral do tribunal.

    A medida já era esperada pela cúpula do Supremo, uma vez que houve indicações da equipe econômica e da própria presidente de que não há condições financeiras para arcar com o aumento. O veto da presidente deve ser publicado nesta quarta (22) no Diário Oficial da União –o prazo final para a análise do projeto terminou hoje.

    Em junho, o Senado aprovou reajuste de até 78% nos salários dos servidores do Judiciário, escalonado em quatro anos, a partir de 2015. A medida, segundo o governo, tem impacto previsto de R$ 25,7 bilhões e vai na contramão das medidas do ajuste fiscal diante das turbulências na economia do país.

    A proposta da equipe econômica prevê aumento de 21,3% dividido em quatro anos, a partir de 2016. O ministro teria esclarecido que esse percentual também está sendo negociado para os servidores do Executivo.

    O governo defende que o STF aceite um aumento escalonado de 21,3%, nos próximos quatro anos. A proposta não agrada aos servidores, que alegam defasagem salarial –o último plano de cargos e salários foi aprovado em 2006.

    A expectativa no STF é de que uma nova rodada de negociações comece após a publicação do veto. Oficialmente, o Supremo informou que vai aguardar a apreciação do veto da presidente pelo Congresso.
    Interlocutores do presidente do STF, Ricardo Lewandowski, no entanto, avaliam que há dificuldades para derrotar o veto na Câmara e no Senado.

    Ao longo de todo o dia, servidores do Judiciário se instalaram na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto, com vuvuzelas e carros de som em protesto contra o veto.

    PROTESTOS

    Desde segunda-feira (20), centenas de manifestantes fazem protestos em frente ao Palácio do Planalto contra o veto da presidente Dilma ao reajuste.

    Por volta das 21h15 desta terça (21), um dos líderes do movimento comunicou aos manifestantes por meio de um alto falante que o STF havia confirmado o veto, mas que esperavam uma posição oficial do Planalto que, no entanto, não havia chegado.

    Os servidores pediam que o ato seguisse "até o limite de cada um" e que as pessoas "se preparassem emocionalmente" para a oficialização do veto presidencial.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024