• Poder

    Sunday, 28-Apr-2024 20:13:11 -03

    Lava Jato

    Moro diz que convocação de advogada para CPI parte de 'especulação abstrata'

    DE SÃO PAULO

    23/07/2015 14h40

    Pedro Ladeira - 10.mar.15/Folhapress
    A advogada Beatriz Catta Preta e o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco após depoimento na Câmara
    A advogada Beatriz Catta Preta e o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, na Câmara

    O juiz Sergio Moro, responsável pelas ações da Justiça Federal relacionadas à Operação Lava Jato, afirmou nesta quinta-feira (23) que não existem motivos para a convocação da advogada Beatriz Catta Preta para depor na CPI da Petrobras.

    A decisão foi uma resposta a um do requerimento feito em 8 de julho pelo deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), que solicitou a convocação da criminalista na comissão. O parlamentar exige explicações sobre a origem dos pagamentos de seus honorários por clientes que são réus na Operação.

    No despacho, Moro afirma que o requerimento parte de "uma especulação abstrata" por não haver "indícios concretos de origem criminosa dos recursos utilizados para o pagamento" de Catta Preta.

    Ele ainda diz que há advogados em situação similar, como os defensores dos ex-diretores da estatal Renato Duque e Nestor Cerveró, réus na Lava Jato que também tiveram bens bloqueados pela Justiça Federal.

    "Não se vislumbra motivo concreto para, entre tantos e tantos acusados e investigados em situação similar, ter sido selecionado pelo referido Deputado Federal exatamente a advogada Beatriz Catta Preta", afirmou o juiz.

    Por ser da primeira instância, Moro é o responsável por autorizar os pedidos da CPI para ouvir envolvidos na Lava Jato, sejam réus ou advogados. No entanto, antes de dar a decisão final, ele concedeu um prazo de cinco dias para o Ministério Público Federal e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestarem sobre o requerimento.

    DESLIGAMENTO

    Beatriz Catta Preta negociou nove delações premiadas firmadas na Lava Jato –entre elas estão a do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco e do ex-diretor Paulo Roberto Costa e de suas filhas e genros–, e está se "desligando das ações relacionadas às investigações do esquema de corrupção na Petrobras.

    Na sexta-feira (17), o lobista Julio Camargo, que também teve o acordo de delação conduzido pela criminalista, trocou de advogado. Ele passou a ser assistido por Figueiredo Basto, defensor do doleiro Alberto Youssef.

    A mudança aconteceu depois que Camargo alterou a versão do seu depoimento e informou que o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) recebeu US$ 5 milhões em propina. O deputado nega ter recebido o dinheiro.

    Desde então, Catta Preta passou a sofrer pressão de aliados de Cunha, como o os requerimentos apresentados pelo deputado Pansera.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024