• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:04:08 -03

    Folha faz mudanças no elenco de colunistas

    DE SÃO PAULO

    02/08/2015 02h00 Erramos: o texto foi alterado

    A partir desta terça (4) a Folha implantará mudanças em seu elenco de colunistas. As estreias são na página A2, de "Opinião", e na contracapa da "Ilustrada".

    O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e o professor de relações internacionais da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas) Matias Spektor assumem colunas semanais na página A2.

    Na "Ilustrada", passam a escrever semanalmente o filósofo Vladimir Safatle, que deixa de assinar aquela página de "Opinião", e quinzenalmente o escritor cubano Leonardo Padura.

    Às terças, Freixo assinará a coluna à direita da página A2, até então ocupada por Safatle. O tema principal de seus textos deverá ser direitos humanos.

    "Vou escrever sobre como a melhora da democracia brasileira passa necessariamente pelos direitos humanos", afirma o deputado.

    No mesmo espaço, às quintas, assume Spektor, que atualmente é colunista da versão digital da Folha. Ele substituirá o historiador britânico Kenneth Maxwell.

    Antes titular de uma coluna em "Mundo", Spektor espera ampliar o escopo de suas análises na página A2. "Vou falar de maneira mais direta e explícita sobre como as transformações globais afetam o dia a dia da política brasileira", afirma.

    Alejandro Ernesto/Efe
    O jornalista, escritor e diretor de cinema cubano Leonardo Padura será o novo colunista de "Ilustrada"
    O jornalista, escritor e diretor de cinema cubano Leonardo Padura será o novo colunista de "Ilustrada"

    No caderno "Ilustrada", às sextas, assume Safatle. "Terei mais liberdade para tratar de assuntos ligados a cultura", diz o professor de filosofia da USP (Universidade de São Paulo). Segundo ele, os textos serão mais longos do que os que escrevia antes, na página A2.

    "Esse é um bom momento, de marasmo político, para o país discutir ideias", afirma Safatle.

    Deixam de assinar textos naquele espaço o escritor Michel Laub e o jornalista Mario Sergio Conti, que se revezavam ali. Já a atriz Fernanda Torres continua escrevendo seu artigo na última sexta-feira do mês, agora nas páginas internas do caderno.

    Editoria de Arte/Folhapress

    A "Ilustrada" recebe ainda Leonardo Padura, autor de "O Homem que Amava os Cachorros", sobre Leon Trótski, entre outros livros.

    Ele vinha assinando uma coluna quinzenal na versão digital da Folha, e passará a alternar com a mesma frequência a contracapa do caderno com o médico Drauzio Varella, aos sábados. O jornalista Álvaro Pereira Júnior deixa de escrever no espaço.

    Com a mudança, todos os colunistas que param de escrever regularmente em espaços na Folha continuarão a colaborar com o jornal.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024