• Poder

    Sunday, 05-May-2024 01:48:57 -03

    o impeachment

    Opinião - Visões da Crise

    O governo se tornou uma gangue, mas o risco PT sumiu

    IVAN SANT'ANNA
    DE ESPECIAL PARA A FOLHA

    16/08/2015 02h00

    Uma das maneiras de se avaliar a situação e as perspectivas políticas e econômicas do Brasil é estudar o país como um investidor externo, sem paixões. Não é muito fácil esse faz de conta estando aqui dentro, porque a gente se envolve, mas é possível.

    Antes de mais nada, é bom lembrar que todo ativo, sejam oleodutos no Iraque conflagrado ou obrigações do Tesouro dos Estados Unidos, tem seu preço. Resta saber se esse preço está caro ou barato. Só isso. É a chave do sucesso nos mercados financeiros internacionais.

    Eu acho que o Brasil está ficando barato. Senão vejamos. Dos grandes problemas que afligem a humanidade, não temos nenhum. Refiro-me a movimentos separatistas, extremismos religiosos e ameaças de guerra civil.

    Editoria de arte/Folhapress

    Dos 594 deputados e senadores brasileiros, não há um só que defenda a independência de um dos Estados. Se há seitas ou religiões que exploram seus fiéis, elas não são extremistas. São mercantilistas. O máximo que temos em termos de conflitos políticos armados são brigas de rua entre integrantes do MST, CUT, UNE, etc., e as forças de segurança. Isso rende cinco ou seis cabeças quebradas e um morto a cada dois anos.

    O grande risco que tínhamos desde o fim do regime militar era a possibilidade de um governo petista. Afinal de contas, eles prometiam moratórias, interna e externa, socialização dos bancos, controle dos meios de produção, reforma agrária radical, etc. etc. Pois bem, Lula chegou ao Planalto e a primeira coisa que fez foi acabar com o risco Lula. Simples assim.

    Veio, é claro, o ciclo da roubalheira imoderada, como se viu no mensalão e no petrolão. O governo se tornou uma gangue. Felizmente, ao contrário da Venezuela, por exemplo, as instituições aqui estão se mostrando fortes. Os ladrões dos cofres públicos foram obrigados a jogar na defesa, escalando beques de contenção em vez de atacantes. Escapar da PF já é lucro.

    Não tenho dados para comprovar minha tese, mas aposto que os empreiteiros não estão mais subornando políticos, nem estes achacando os empreiteiros.

    Quem investir hoje no Brasil em projetos de infraestrutura, dinheiro que só começa a render a partir de quatro ou cinco anos, vai se dar bem. "Fora FMI." "O petróleo é nosso." Esses slogans desapareceram como que por encanto. O risco PT sumiu, mesmo que volte o Lula, que se tornou um homem de negócios burguês, gordo, próspero. Só lhe falta um relógio de algibeira.

    IVAN SANT'ANNA é escritor e trabalhou no mercado financeiro por quase 40 anos

    ivansantanna1929@gmail.com

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024