• Poder

    Monday, 29-Apr-2024 11:20:51 -03

    Lava Jato

    Acusação é 'facilmente derrubável', diz defensor de Cunha

    DE SÃO PAULO

    20/08/2015 17h29

    A defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), denunciado nesta quinta-feira (20), informou que ainda não teve acesso ao documento produzido pela PGR (Procuradoria-Geral da República), mas que a acusação é "é facilmente derrubável" por ser baseada "em um delator infiel, que mente".

    A declaração foi dada pelo advogado Davi Machado Evangelista, que atua no escritório de Brasília que defende Cunha.

    "Ainda não tivemos acesso à denúncia, mas por tudo que vimos até agora, soubemos que deve vir uma denúncia lastreada unicamente na delação de uma pessoa que em quatro oportunidades disse uma coisa, e no quinto depoimento, mudou sua versão", disse Evangelista.

    O defensor faz referência ao delator Júlio Camargo, que atuava como operador no esquema investigado pela Operação Lava Jato e afirmou ter pago propina ao deputado. Segundo Camargo, Cunha recebeu US$ 5 milhões em propina após o fechamento de contratos entre a Petrobras e a Samsung Heavy Industries, da Coreia, para fornecimento de navios-sondas para a estatal do petróleo.

    A investigação sobre Cunha começou a partir de depoimento, prestado em acordo de delação premiada, pelo doleiro Alberto Youssef em outubro de 2014 à força tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba (PR). Camargo também fechou um acordo de delação mas, a princípio, não confirmou a propina a Eduardo Cunha. A versão mudou por volta de março deste ano, quando, em novos depoimentos à PGR, o delator confirmou a história narrada por Youssef.

    De acordo com o advogado, as acusações de Camargo contra Cunha "são inverídicas".

    Eduardo Cunha

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024