• Poder

    Tuesday, 30-Apr-2024 20:37:40 -03

    Lava Jato

    Denúncia contra Cunha cita "tiranos que parecem invencíveis, mas caem"

    DE BRASÍLIA

    20/08/2015 18h44

    A epígrafe da denúncia do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cita uma clássica frase do líder da independência indiana, Mahatma Gandhi, segundo a qual "tiranos e assassinos" parecem "invencíveis", mas "sempre caem".

    "Quando me desespero, eu me lembro de que, durante toda a história, o caminho da verdade e do amor sempre ganharam (sic). Têm existido tiranos e assassinos, e por um tempo eles parecem invencíveis, mas no final sempre caem. Pense nisto: sempre", diz o texto.

    A frase foi retirada da autobiografia de Mohandas K. Gandhi (1869-1948), conhecido como Mahatma ("A Grande Alma" em sânscrito", "Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade", publicada entre 1925 e 1929 na forma de artigos de jornal e depois relançada como livro.

    Uma curiosidade: Gandhi era proponente da "satiagraha", o princípio do protesto não-violento –e também o nome de uma das mais famosas operações da Polícia Federal sobre corrupção, que prendeu o banqueiro Daniel Dantas e mais 21 pessoas em 2008, e acabou anulada devido a irregularidades apontadas em sua execução.

    Eduardo Cunha

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024